Prefeitura de Brasiléia e Governo do Acre dão início a capacitação de professores do projeto Asas da Florestania

Na manhã desta terça-feira, 18, no auditório do Centro Cultural de Brasiléia, a prefeitura de Brasiléia através da Secretaria Municipal de Educação – SEME- em parceria com o Governo do Estado do Acre, deu início a oficina de capacitação para os agentes do programa de educação infantil “Asas da Florestania”(asinhas), oficina esta que terá duração de 2 dias, encerrando-se nesta quarta-feira, 18.

Este programa do governo do Estado que tem como principal parceiro as prefeituras municipais, visa garantir um ensino infantil de qualidade para as crianças das comunidades de difícil acesso, crianças ribeirinhas e moradoras das reservas extrativistas.

Criado em 2009, o projeto Asas da Florestania  leva os agentes educadores até as crianças moradoras destas comunidades, uma vez lá os agentes visitam as crianças em suas residências, levando à todas uma educação infantil de qualidade, já que as mesmas não têm esse acesso que as crianças da zona urbana têm as escolas infantis.

“O Asinhas é um programa que vem sendo executado no estado do Acre desde ano de 2009, que visa atender as crianças de 4 e 5 anos de idade das comunidades de difícil acesso, levando a educação infantil as crianças residentes nestes locais. O programa funciona como uma semi-alfabetização, onde o professor se desloca até a moradia da criança e lá fica de 02:00 à 02:30hs por dia, levando esta educação infantil mais formal. Nós temos colhido bons frutos deste projeto, com uma inserção maior das crianças nas escolas após o termino do período em que ela fica no projeto, os pais e as próprias crianças tomam gosto pelo ensino e continuam a educação de seus filhos, diminuindo assim o índice de analfabetismo no estado e no nosso município”,ressaltou a coordenadora do projeto em Brasiléia, Celivânia Gomes.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima