Prefeitos elegem novo comando do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Acre e Capixaba

Consórcio ajuda os municípios na elaboração de projetos e aquisição de recursos para investimentos na região

WILIANDRO DERZE – Assessoria PMB

Prefeitos do Alto Acre estiveram reunidos na sede do CONDIAC nesta quarta-feira, dia 9 – Fotos: Alexandre Lima

Os prefeitos do Alto Acre se reuniram nessa quarta-feira, 9, para eleger o novo presidente e vice-presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Acre e Capixaba –  Condiac. Todos os gestores tiveram as informações de como funciona o Consórcio que administra o Território da Cidadania da Região, composto pelos Municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolandia, Xapuri e Capixaba.

Durante a reunião os prefeitos tiveram informações do apoio na área de projetos de aquisição de recursos para a região, e como estariam as parcerias com o Governo Federal no levantamento de investimentos nos vários setores de desenvolvimento dos municípios.

A Condiac criada no dia 5 de maio de 2004, representa todos os municípios do Alto Acre e Capixaba, que forma o Território da Cidadania. O objetivo da formação da Condiac é unir forças dos pequenos municípios para integrar o modelo do desenvolvimento às características da região, assim, como atender os anseios da população.

O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB) disse que a presença da grande maioria dos gestores na primeira reunião da Condiac, mostra o compromisso de todos com o desenvolvimento da região. “Estamos aqui à disposição para junto com os demais prefeitos ajudar a região a buscar recursos e investir no desenvolvimento de nossa população”, destacou.

A primeira reunião também definiu o novo presidente e vice-presidente do Consórcio. O prefeito de Epitaciolandia, André Hassem (PSDB), depois de um acordo com os demais prefeitos da região, ficou na presidência e o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB), assumiu a vice-presidência do Consórcio.

Prefeitos do Alto Acre estiveram reunidos na sede do CONDIAC nesta quarta-feira, dia 9 – Fotos: Alexandre Lima

Depois que foi eleito pelos demais prefeitos, André Hassem falou que se empenhará o máximo para garantir que a Condiac, esteja sempre apoiando os municípios do Alto Acre e ajudando na execução de projetos para o desenvolvimento da região.

Segundo Everaldo, a Condiac vai procurar parcerias com a Associação dos Municípios do Acre – AMAC e outros órgãos. “Temos que procurar de forma unida parcerias para levarmos o progresso para nossa região e vamos trabalhar frente à Condiac, para isso acontecer”, disse.

O vice-presidente da Amac, prefeito de Assis Brasil Humberto Gonçalves Filho, conhecido como Dr. Betinho, lembrou que a união dos prefeitos do Alto Acre é o principal motivo para a Amac ser uma parceira das ações da Condiac.

O prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB) disse que vai está sempre recorrendo a Condiac e Amac para garantir projetos que assegurem recursos que levem o desenvolvimento da região.

A Condiac fica localizada no município de Epitaciolandia e foi o segundo Consórcio que deu origem ao Território da Cidadania no Brasil. O Primeiro Território foi criado no Estado do Pará, e em seguida a região do Alto Acre, com a aprovação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, criou o Consórcio na região.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima