fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Prefeito de Rio Branco abre Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Intermunicipal de Coleta de Resíduos Sólidos

Publicado

em

O consórcio foi criado com o objetivo de atender à Lei Federal 12.305, que estabelece a eliminação dos lixões em todos os municípios brasileiros até 2 de janeiro de 2024 – Foto: Alexandre Lima

Por  Imagens: Izaias Gomes e Alexandre Lima

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação de Municípios do Acre, abriu nesta sexta-feira (15), no auditório da Amac a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Intermunicipal de Coleta de Resíduos Sólidos (CIRESO).
Além do prefeito participaram do evento os senadores Alan Rick e Sérgio Petecão, Denílson Campello, diretor de parcerias do setor privado, representantes do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, vereadores e demais autoridades.

O consórcio foi criado com o objetivo de atender à Lei Federal 12.305, que estabelece a eliminação dos lixões em todos os municípios brasileiros até 2 de janeiro de 2024. Com o prazo expirado e apenas o município de Rio Branco contendo uma Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), os outros municípios se uniram com a capital para formar o consórcio.

“Esse projeto dos lixões nessas áreas, que o governo federal está propondo, seria maravilhoso para o município do Jordão, mesmo porque nós temos uma nova tecnologia. Eu acho que o Jordão não vai trabalhar com a questão das células, mas sim algo voltado para queima, alguma coisa do tipo, porque nós não temos área no Jordão hoje que não seja leito de rio ou reserva”, disse o assessor de comunicação de Jordão, Ivonei Junior.

O consórcio está empenhado em resolver a problema dos resíduos sólidos no estado, trabalhando em parceria com o governo federal. Na segunda quinzena de abril, uma equipe visitará todos os municípios para fazer diagnósticos, enquanto outra equipe realizará estudos ambientais e de impacto no solo. A meta é construir de oito a nove aterros sanitários consorciados em todo o Acre, acabando com a problemática dos lixões. Devido ser um ano eleitoral é possível que as licitações para as construções desses aterros só venham a ocorrer daqui um ano, mas já há pelo menos 5 grandes empresas brasileiras interessadas nas obras.

O diretor de parcerias com o setor privado do governo federal, Denílson Campello (e), ao lado do secretário Executivo do Consócio no Acre, Emerson Leão (d) – Foto: Alexandre Lima

O secretário Executivo do Consócio, Emerson Leão, informou sobre o andamento do processo. Segundo ele, os municípios serão agrupados para utilizar os aterros garantindo uma solução abrangente para a questão dos resíduos. Além disso, o consórcio planeja transformar esses resíduos em materiais úteis, como tijolos, telhas e bueiros, contribuindo para o meio ambiente e para a sociedade.

“Nós estamos visitando todos os municípios, fazendo diagnóstico como o prefeito e o governo federal está mandando uma equipe para a gente fazer um estudo ambiental, um impacto ambiental, análise do solo e nós vamos construir de oito a nove aterros sanitários, consorciados dentro do estado. Com isso nós vamos acabar de vez com essa problemática do lixo.”

Com essas iniciativas, o consócio está comprometido em acabar com os lixões no estado beneficiando tanto o meio ambiente, quanto a população local. O diretor de parcerias com o setor privado do governo federal, Denílson Campello falou dos custos desse projeto e de onde virão os recursos.

Além dos prefeitos, representantes do MP, Senadores do Acre, representante do Tribunal de Contas do Acre e assessores, estiveram presentes – Foto: Alexandre Lima

“O custo está estimado em torno de 7 a 10 milhões de reais. Vai ser bancado pelo Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Sustentável. A estrutura do fundo serve para bancar esse projeto 100% até o final. Nós temos quatro municípios isolados que vão ter sua solução individualizada para que seja atendido. Vai ter um estudo técnico, profissional sobre isso, com pessoas especializadas, empresas especializadas para determinar o que vai ser feito.”

Ao final do encontro o presidente da Amac e prefeito de Rio Branco disse que na busca por resolver a questão da destinação final dos resíduos sólidos, o Consórcio de Municípios do Acre se mostra determinado visando enfrentar os desafios ambientais associados aos lixões a céu aberto, que têm sido alvo constante de fiscalização do Ministério Público. Como Rio Branco já está com a questão bem resolvida, os esforços concentram-se agora em auxiliar os outros 21 municípios do estado.

Prefeito de Rio Branco e atual presidente da AMAC, Tião Bocalom (esquerda) ao lado do presidente do Tribunal Eleitoral do Acre, Desembargador Júnior Alberto – Foto: Alexandre Lima.

“Eu tenho certeza absoluta que esse consórcio veio para resolver o problema de destinação final dos resíduos sólidos, ou seja, do lixo que tem em cada município. Rio Branco, graças a Deus, está definido, está decidido, mas Rio Branco participa desse consórcio no sentido de ajudar a todos os outros 21 municípios que dependem disso, que precisam ter um programa, em nível nacional, para poder ajudar a construir soluções para cada um desses municípios, porque o lixão feito a seu aberto, como é natural, está tendo problemas seríssimos de meio ambiente, o Ministério Público vive em cima o tempo todo, já multou municípios e a saída que a gente tem é essa.”

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil do Acre realiza incineração de drogas na região do Alto Acre

Publicado

em

Neste sábado (11), a Polícia Civil do Acre, por meio das Delegacias de Epitaciolândia e Brasileia, realizou a incineração de drogas apreendidas na região do Alto Acre. No total, foram destruídos cerca de 100 quilos de drogas, entre cocaína e maconha.

O entorpecente incinerado corresponde a diversas apreensões efetuadas pela Polícia Civil e outras forças de segurança que atuam nos municípios de Epitaciolândia e Brasileia, em diversas ações policiais.

O procedimento de incineração ocorreu em fornos de uma empresa localizada na cidade de Brasileia, e foi devidamente acompanhado por representantes do Ministério Público e da Vigilância Sanitária.

Conforme o Delegado de Polícia Civil, Dr. Eustáquio Nomerg Ferreira, titular da Delegacia Geral de Epitaciolândia, a incineração das drogas é uma etapa fundamental no processo de combate ao tráfico e consumo de entorpecentes, pois possibilita retirar de forma definitiva das ruas material ilícito, diminuindo o poder das facções criminosas e contribuindo para uma maior sensação de segurança da comunidade.

A droga apreendida é liberada para incineração após passar pela perícia oficial e depois de autorização judicial para a queima.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Brasileia reúne milhares de pessoas na festa dedicada as mães

Publicado

em

Na noite de sexta-feira dia 10, a cidade de Brasiléia se encheu de brilho e alegria para celebrar o Dia das mães com a participação de milhares de pessoas em uma festa organizada pela Prefeitura de Brasileia.

A Praça Hugo Poly se transformou em um palco de homenagens, brincadeiras e muita emoção.

Sob a liderança da prefeita Fernanda Hassem com apoio do Deputado Estadual Tadeu Hassem Governo do Estado e Senador Petecão, a equipe da gestão municipal preparou uma programação repleta de atividades diversificadas para todas as idades. Desde um bolo de 150 kg de três metros de comprimento até brincadeiras tradicionais até shows culturais, a noite foi marcada por momentos de descontração e união.

Destaque para o desfile das mães entre elas indígenas, que trouxe à tona o orgulho e a beleza de todas as mulheres que desempenham o papel de mães na comunidade.

Além disso, a entrega de dezenas de brindes, Pix e o tão aguardado Bingão das Mamães garantiram sorrisos e gratidão em cada rosto presente.

Ana Beatriz, moradora do bairro Raimundo Chaar, agradeceu pelos prêmios que levou para casa. “Eu agraço primeiramente a Deus pela oportunidade de participar do Dia das Mães, agradeço também a prefeita Fernanda Hassem por essa linda homenagem às mães de Brasiléia”, agradeceu.

Maria Daniele, moradora do km 59, destaca a alegria em participar da festa. “Estou Feliz, quero agradecer a prefeita Fernanda Hassem pela homenagem, ganhei um presente lindo e estou muito contente”, disse.

A prefeita Fernanda Hassem agradeceu o apoio dos governos do estado e federal na recuperação de Brasiléia pós alagação. Reforçou o compromisso da administração municipal em valorizar e reconhecer a importância das mães na construção de uma sociedade mais acolhedora e justa.

“Quero agradecer primeiramente a Deus, e cada mãe que veio participar, isso aqui é respeito, valorização e reconhecimento. Trabalhamos incansavelmente todos esses dias para que pudéssemos fazer essa festa aqui na praça pra elas que merecem essa homenagem preparada com carinho. Há dois meses atrás essa praça estava tomada por água, todos os brinquedos estavam quebrados. Quero aqui agradecer o governo do estado e o governo federal, Senador Sérgio Petecão em especial a nossa equipe, deputado Tadeu Hassem e as pessoas que ajudaram Brasiléia, todos têm a minha profunda gratidão”, destacou prefeita Fernanda Hassem.

Comentários

Continue lendo

Extra

Caminhoneiros criticam e zombam da BR 364 em vídeos nas redes sociais

Publicado

em

Motoristas reclamam dos perigos que vem passando durante as viagens de Cruzeiro do Sul até Rio Branco, capital do Acre pela BR Federal.

Com a crescente militância de caminhoneiros nas redes sociais, a BR 364 acabou se tornando em protagonista de vídeos com críticas ferozes sobre o seu estado de conservação dentro do estado do Acre, principalmente no trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Alguns deles mostram ter bastante conhecimento da história dos investimentos já realizados para a sua pavimentação e recuperação e tecem críticas fundamentadas, embora tendenciosas. O que eles nãos sabem é que além de perigosa por conta dos buracos, agora os motoristas também têm que enfrentar vândalos que atacam veículos com pedradas na calada da noite.

Caminhoneiro registrou a velocidade do veículo devido os buracos na BR 364.

Alguns motoristas aproveitam a situação dos buracos para fazer humor, como é o caso do perfil “flogueiro rota 364”. Transitando em um trecho totalmente esburacado, ele segue atrás de uma carreta que transita em ziguezague e, sem poder ultrapassá-la, comenta: “hei, chofer. Bota de lado aí para eu ir embora, macho. Pela amor de Deus, a estrada é boa. Vai te embora, Jou. …Uma estrada top desta aí o cabra fica se arrastando, eu tenho raiva de uns motoristas roda presa”, ele vai comentando enquanto o caminhão da frente vai aos solavancos tentando desviar dos buracos.

Outro caminhoneiro, dirigindo entre Manoel Urbano e Sena Madureira, culpa os 20 anos da administração petista pelo abandono da estrada e afirma que a presidente Dilma Rousseff chegou a comentar que o dinheiro investido ali daria para construir dois viadutos ligando Cruzeiro do Sul a Rio Branco. O motorista nomina cada cidade que a estrada alcança entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul e seus ramais para Rodrigues Alves e Guajará no Amazonas, não esquecendo que ela pode chegar até Pucallpa. “E de lá para a China, onde o Acre pretende exportar sua produção, que estou procurando saber o que o Acre produz”, comenta o caminhoneiro no Youtube.

Os motoristas da empresa Trans Acreana, porém, não têm motivos para brincar com os problemas. Além dos buracos que aumenta o estresse do trabalho, agora estão sofrendo ataques a pedradas. Recentemente, dois ônibus foram apedrejados entre os rios Liberdade e São João quando transitavam nos dois sentidos, no mesmo lugar, nos dias 23 e 24 de abril.

De acordo com Francisco Virgulino, diretor da empresa em Cruzeiro do Sul, os vândalos não foram identificados, ninguém ferido e os vidros não estilhaçaram porque são protegidos por uma película de segurança. Mas, ele ressaltou que é necessário que o DNIT e forças de segurança federais criem um modelo de segurança para a rodovia no período noturno, além de manter a estrada em boas condições de trafegabilidade para garantir mais tranquilidade aos usuários.

Comentários

Continue lendo