Registro mostra ministro Flávio Dino, do STF, em um trio elétrico em São Luís, no Maranhão, em 2023, quando ainda era ministro de Lula
Perfis alinhados à direita nas redes sociais resgataram um vídeo de fevereiro de 2023 em que o ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino aparece em um trio elétrico carnavalesco em São Luís fazendo o “L” com os dedos, gesto associado ao presidente Lula (PT). Na época, Dino ocupava o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública no governo do petista. Muitas das postagens feitas agora, porém, dão a entender que a filmagem seria no Carnaval de 2026, com Dino já ministro do STF.
O registro mostra Dino participando de um trio elétrico das cantoras Vanessa da Mata e Flávia Bittencourt, no circuito da Avenida Litorânea, em São Luís, no Maranhão (MA).
O vídeo tem sido usado para questionar a postura do ministro. O advogado Jeffrey Chiquini que atuou na defesa de Filipe Martins no julgamento da trama golpista no STF, divulgou o vídeo nas redes sociais, sem dizer que não é novo e afirmando que o ato seria crime de responsabilidade.
“Flávio Dino pulando carnaval fazendo o L. O nome disso, na legislação vigente, é crime de responsabilidade por atividade político-partidária, o que é vedado aos ministros do STF”, escreveu o advogado Jeffrey Chiquini.
Além disso, Chiquini cita a Lei número 1.079. “Art. 39. São crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal: 3 – exercer atividade político-partidária; 5 – proceder de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções”.
Internautas também compartilharam o vídeo, comentando sobre a postura de Flávio Dino e reforçando críticas semelhantes feitas pelo advogado Chiquini. “Não é a Juliana Paes, é o Flávio Dino em cima do trio elétrico fazendo o L sem o menor pudor. Tem como confiar no julgamento imparcial desse ministro?”, questinou um.
“Um minsitro do STF não poderia pular assim, de mãos dadas a uma mulher 20 vezes menor que ele, se ele cai, ela morre. Um ministro do STF não poderia se expor de maneira tão leviana em cena triste. E por último ele não pode fazer campanha política para ninguém, muito menos para um descondenado”, comenta outra pessoa.
Notas da comunidade adicionadas por usuários do X, uma espécie de checagem interna do site, registram nas postagens que o vídeo é antigo. O Grok, inteligência artifical do X, também está respondendo a mesma coisa quando provocado pelos internautas que interagem nas postagens.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL