População sabe que pagará gastança da Dilma, diz Bittar ao avaliar pessimismo dos brasileiros

Murro no estômago

População sabe que pagará gastança da Dilma, diz Bittar ao avaliar pessimismo dos brasileiros

O deputado Marcio Bittar (AC) alertou nesta quinta-feira (5) que a população está atenta à gastança desenfreada do governo de Dilma Rousseff e sabe que será a responsável por liquidar a fatura da Copa do Mundo. Segundo ele, esse é um dos principais fatores para o pessimismo dos brasileiros em relação ao comportamento da economia do país após o torneio, conforme verificou a pesquisa nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) divulgada pelo jornal “O Estado de S.Paulo”.

A enquete ouviu cerca de mil pessoas no mês passado e identificou que 52% dos entrevistados acreditam que a situação vai piorar e apenas 14% esperam melhora. O restante, 34%, aposta na manutenção do cenário.

“Embora a maioria do povo não estude economia, percebe a gastança desenfreada, a corrupção, o descontrole e o desperdício. E sabe que, mais cedo ou mais tarde, alguém vai pagar a conta. Esse alguém é ele”, disse o parlamentar. “Qualquer brasileiro tem a sensação de que os gastos estão camuflados até a Copa. Assim que terminar, é a hora de o garçom trazer a conta da farra.”

De acordo com o levantamento, a percepção negativa sobre o futuro da economia está presente em todas as classes sociais. Para 55% dos entrevistados da classe C, a nova classe média brasileira, a situação econômica vai piorar depois da Copa, ante 54% dos entrevistados da classe B e 50% da classe A.

A maioria dos pessimistas, apontou a pesquisa, concentra-se nas regiões Sul (59%) e Sudeste (54%), onde a população tem maior nível socioeconômico e escolaridade. Os índices são menores no Nordeste (38%), Norte (41%) e Centro-Oeste (44%).

MURRO NO ESTÔMAGO – O resultado da Boa Vista SCPC, afirmou Bittar, é um “murro no estômago” de petistas e governistas que apostaram na alienação e na memória curta dos brasileiros. “Eles acham que podem fazer tudo e que, na hora do Hino Nacional e da bandeira tremulando,  todos vão esquecer tudo. Não esquecem”, advertiu o parlamentar. “Basta lembrarmos as manifestações de junho do ano passado. Vimos muitas críticas à falta de recursos para áreas essenciais. Muita gente pedia, por exemplo, saúde padrão Fifa”, acrescentou.

O sentimento de frustração dos brasileiros é identificado também em outro levantamento divulgado nesta semana. Segundo o Pew Research Center, um dos principais institutos de pesquisa dos EUA, a população está insatisfeita, preocupada e pessimista.

Ao entrevistar pouco mais de mil pessoas, entre 10 e 30 de abril, a instituição verificou que 72% estão insatisfeitas com a situação do Brasil, 67% consideram a economia ruim, 85% se preocupam com a alta dos preços e 83% estão inquietas com insegurança e falta de saúde. Sobre a Copa do Mundo, 61% a desaprovam e 34% afirmam que o Mundial será positivo.

NO LIMITE – Segundo o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), o desgaste dos petistas diante do povo é resultado do aparelhamento irresponsável da máquina pública e da desqualificação da gestão. “O governo vem se equivocando em cada medida autoritária que toma, a cada intervenção que faz em setores da economia, que deveriam ter liberdade para crescer e se desenvolver”, disse o tucano na quarta-feira (4). “O que percebo por onde ando, e aqui mesmo nessas reuniões no Congresso Nacional, é apenas um sentimento. O sentimento que já deu, ninguém aguenta mais o que está existindo no Brasil.”

(Reportagem: Luciana Bezerra, com informações do jornal O Estado de S.Paulo/ Áudio: Hélio Ricardo)

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima