As instruções operacionais oferecidas a 34 policiais peruanos do “I Curso de Operações em Selva” foram as mais variadas, tais como: entrada tática em ambientes de risco, abordagens a veículos com alto grau de periculosidade, oferecidas pela equipe da COE, noções de Controle de Distúrbios Civis (CDC), com os homens da Companhia de Choque, e instruções de policiamento com cães, ministradas pelos componentes do Canil/PMAC.
Para o subcomandante-geral da PMAC, coronel Ulysses Araújo, que esteve presente nas instruções, o treinamento demonstra o preparo da corporação acreana. “Isso mostra a evolução da nossa Polícia Militar, que detém conhecimentos e técnicas que podem ser compartilhadas e ensinadas as polícias estrangeiras”, disse.
Segundo Oscar Sosa Ramirez, capitão da Policía Nacional Peruano (PNP), há 21 anos trabalhando na corporação é a primeira vez que acontece um treinamento desta forma. “É uma forma de intercâmbio cultural entre as polícias dos dois países e também uma forma de qualificar e treinar melhor nossos policiais, para o combate ao tráfico e ao narcotráfico”, comentou o oficial agradecido.
Texto: Assessoria de Comunicação da PMAC