fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Polícia Federal prende peruana com cocaína tentando entrar no Brasil pelo Acre

Publicado

em

Peruana é suspeita de envolvimento com tráfico para países da Ásia e America do Sul

Peruana é suspeita de envolvimento com tráfico para países da Ásia e America do Sul

Da redação, Alexandre Lima

Droga estava no forro da mochila e levantou suspeitas

Droga estava no forro da mochila e levantou suspeitas

Policiais Federais em serviço no posto de Assis Brasil, cidade localizada na divisa do Acre com o Peru, prenderam uma peruana que tentava entrar no país com cocaína dissimulada (escondida) no forro de uma mochila.

Os agentes inicialmente desconfiaram da conversa da imigrante que, embora não apresentasse nenhum nervosismo, havia omitido o transporte da bagagem, escondendo-a no táxi em que seguia para cidade de Brasiléia pela Estrada do Pacífico (BR 317).

Verificou-se então que a mochila apresentava peso elevado quando comparada com outras do mesmo tipo que, embora não houvesse nenhum indício de violação em suas costuras, aparentando ser original de fábrica, foi esta submetida a uma inspeção minuciosa, onde encontrado cocaína escondida no forro e partes acolchoadas.

Indícios levam a crer que a peruana de iniciais A. R. P., de 54 anos, estaria trabalhando para uma quadrilha especializada em levar entorpecentes para países do oriente médio, uma vez que a esta possui em seu histórico uma recente viagem para o Irã, sendo esse grupo provavelmente também responsável pelo entorpecente apreendido no aeroporto de São Paulo, no último domingo (15/06/2014), com cerca de 4,5 Kg de cocaína com a mesma técnica e também com o mesmo destino.

A presa foi encaminhada para a Unidade de Recuperação Social em Rio Branco onde deverá permanecer a disposição da Justiça Federal, respondendo pelo crime de tráfico internacional de entorpecentes.

Visto do Iran no passaporte da peruana chamou atenção dos agentes federais

Visto do Iran no passaporte da peruana chamou atenção dos agentes federais

Droga apreendida estava no forro

Droga apreendida estava no forro

Comentários

Continue lendo

Acre

Inmet emite alerta para chuvas intensas e ventos fortes em todo o Acre

Publicado

em

Aviso de “perigo potencial” prevê acumulados de até 50 mm e ventos de até 60 km/h até a manhã de quarta-feira (30)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (29), um alerta amarelo para chuvas intensas em todo o estado do Acre. O aviso, que segue válido até as 10h da quarta-feira (30), prevê pancadas de chuva com acumulados entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia. Também há previsão de ventos fortes, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h.

Classificado como de “perigo potencial”, o alerta indica baixo risco de transtornos, como alagamentos, quedas de galhos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas atmosféricas. Ainda assim, o Inmet recomenda que a população adote medidas preventivas.

Precauções indicadas pelo Inmet:

  • Evite se abrigar sob árvores, por conta do risco de quedas e raios;

  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;

  • Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas durante as chuvas, para evitar danos causados por descargas elétricas.

O órgão meteorológico reforça a importância de acompanhar atualizações dos boletins e seguir as orientações da Defesa Civil em caso de emergências.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rodeio inicia às 18h e show de Fernanda Brum às 21h na Expoacre

Publicado

em

A terça-feira, 29, promete emoções na Expoacre 2025, que celebra sua 50ª edição, com duas atrações que devem atrair grande público ao Parque de Exposições de Rio Branco. A cantora gospel Fernanda Brum se apresenta às 21h, enquanto a competição de rodeio tem início marcado para as 18h.

De acordo com comunicado do governo do Acre, as provas da primeira noite do rodeio, inicialmente previstas para a segunda-feira, 28, foram adiadas devido às fortes chuvas que atingiram a capital. Com isso, as disputas foram remarcadas para esta terça, com a realização das provas programadas para as duas noites.

A apresentação de Fernanda Brum é aguardada com expectativa pelos fiéis e fãs da música cristã. O show faz parte da programação cultural da Expoacre e promete uma noite de fé, emoção e conexão espiritual.

Comentários

Continue lendo

Acre

Entidades repudiam impedimento de intérpretes de Libras durante show de Zezé Di Camargo e Luciano na Expoacre

Publicado

em

Uma nota de repúdio foi publicada por entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência após um episódio ocorrido na noite desta segunda-feira (28), durante o show da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, na Expoacre 2025. Tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), contratados pelo Governo do Estado do Acre para promover acessibilidade no evento, foram impedidos de atuar pela produção do show.

O caso gerou ampla repercussão, especialmente por envolver um evento público, financiado com recursos estatais e que havia se comprometido a garantir medidas de acessibilidade como parte da programação oficial.

Na nota, publicada nas redes sociais do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/AC), as entidades lamentam a conduta da produção do espetáculo e afirmam que o impedimento representa uma grave violação aos direitos fundamentais da pessoa com deficiência.

“Repudiamos qualquer tipo de negação de direito à acessibilidade”, diz a publicação, reforçando que a presença dos intérpretes é essencial para garantir a participação plena das pessoas surdas nos eventos culturais.

O Governo do Estado do Acre havia anunciado publicamente que trabalharia para assegurar a acessibilidade durante toda a Expoacre 2025, e a contratação de profissionais intérpretes fazia parte desse compromisso.

Esta não é a primeira vez que a dupla sertaneja se envolve em episódios semelhantes. Em 2019, Zezé Di Camargo e Luciano foram acusados de infringir a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), após impedirem a atuação de uma intérprete de Libras durante apresentação realizada em Imperatriz (MA), contratada em parceria com o governo estadual. À época, o caso foi repercutido pelo jornal Folha de Pernambuco.

Comentários

Continue lendo