PF deflagra Operação Metástase que investiga desvio de recursos públicos na cidade de Brasiléia

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 14, a Operação Metástase contra agentes públicos da alta cúpula do executivo municipal e empresários da região que atuavam na cidade de Brasiléia, no interior do Acre. São cumpridos 26 medidas judiciais: 13 mandados de busca e apreensão, 5 afastamentos de cargos públicos, incluindo o prefeito do município,  7 conduções coercitivas e um mandado de prisão.

Dentre os suspeitos de envolvimento, está o Prefeito da cidade de Brasiléia e mais quatro secretários municipais da prefeitura além de um ex-prefeito do município. São realizadas medidas de condução coercitiva, busca e apreensão, afastamento do cargo, incluindo o do prefeito, dos secretários e a prisão preventiva do ex-prefeito.

Prefeito Everaldo Gomes esteve na sede da prefeitura acompanhado por agentes da PF e saiu cerca de 10 minutos depois – Foto: Alexandre Lima

A Operação Metástase, do grego metastatis, tem entre outros significados: vírus, bactérias, parasitas, células cancerosas. O nome da operação foi escolhido pelo fato de as investigações terem se iniciado em desvios na área da saúde, tendo sido descoberto posteriormente pela PF que o suposto esquema criminoso se espalhava por praticamente todo o corpo da administração municipal, tal qual um câncer em estado irreversível (metástase).

Trata-se de investigação que durou aproximadamente um ano e meio, com mais de 2000 (dois mil) documentos juntados para comprovar a atuação do suposto grupo criminoso.  As pessoas envolvidas estão sendo acusadas pela prática dos crimes de desvio de verbas públicas, corrupção ativa e passiva, organização criminosa, lavagem de capitais, falsidade ideológica e outros. Os envolvidos serão conduzidos até a Delegacia da Polícia Federal em Epitaciolândia.

 

Promotora do MP Maria Fátima esteve com sua equipe na sede da prefeitura – Foto: Alexandre Lima

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima