fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Polícia Civil do Acre faz balanço positivo da Operação Aquiri

Publicado

em

Sandro de Brito – Assessoria PC

Realizada nos 22 municípios do Acre, a “Operação Aquiri” teve a participação direta de 150 agentes de Polícia Civil. Na manhã desta sexta-feira, 27, a coordenação apresentou, no auditório da instituição, o resultado final da 4ª edição da operação policial que iniciou no dia 20 de outubro e durou sete dias.

Ao todo foram cumpridos 108 mandados de prisão, 68 mandados de busca e apreensão, além de 27 autos de prisão em flagrantes, perfazendo um total de 152 prisões. Em percentual por crime cometido, 24% das quais tem origem no tráfico de droga, 18% por organização criminosa, 12% por homicídio, 11% por roubo, 10% por furto, 06% por estupro e 19% outros crimes.

Dentre os ativos criminais retirados de circulação na operação da Polícia Civil consta R$ 8.110,50 mil em espécie, 06 veículos, 13 armas de fogo (revólveres, escopetas, espingardas e pistolas), 103 munições de calibres variados, além de droga, (maconha: 2,12Kg e cocaína: 98 Trouxinhas e pasta à base de cocaína: 300g).

A primeira fase da “Operação Aquiri” foi realizada em agosto de 2014, a segunda em outubro de 2015 tendo resultado o cumprimento de 266 medidas judiciais e 157 prisões. A terceira fase foi realizada em outubro de 2016 com 237 medidas judiciais e 171 prisões.

Os policiais atuaram nas regiões do Alto e Baixo Acre, Purus, Envira, Juruá, Bujari e Porto Acre no Baixo Acre e Capital. As investigações da operação policial tiveram início há dois meses e é uma resposta do Estado contra a criminalidade.

“Esta ação da Policia Civil teve iniciou em 2014 e mostra uma posição firme de combate à criminalidade. Estamos vivendo um momento de discussão no primeiro Encontro dos Governadores do Brasil e também com os secretários de segurança de todo o país, na busca por soluções para a segurança do povo brasileiro”, destacou Emylson Farias, secretário de Segurança.

Carlos Flávio Portela Richard, secretário de Polícia Civil, avaliou positivamente as edições da “Operação Aquiri” e reafirmou o compromisso da instituição na manutenção da segurança. “Estamos cumprindo com nosso papel de investigar e prender pessoas que praticaram delitos”, observou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Descaminho: 2280 desodorantes apreendidos em 02 (dois) veículos

Publicado

em

Por

Na tarde desta quinta-feira (25), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 2280 desodorantes, de procedência estrangeira, sem o desembaraço aduaneiro, na cidade de Senador Guiomard/AC.

Os produtos estavam distribuídos em dois veículos de passeio, abordados pela equipe da PRF, após acionamento da Central de Comando e Controle.

Os condutores de ambos veículos, informaram que a carga teve origem em Puerto Evo na Bolívia, entrando no país por Plácido de Castro/AC e que teria como destino final Rio Branco/AC.

Os veículos e a mercadoria foram encaminhados à Receita Federal na capital Acreana.

Previsto no art. 334 do Código Penal, o crime de Descaminho que é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria, representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.

Fonte: PRF AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereador Samir Bestene defende revisão no Plano Diretor de Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador Samir Bestene cobrou do Executivo o envio do Plano Diretor de Rio Branco para análise na Câmara Municipal. O parlamentar defende uma revisão detalhada a fim de se adequar as necessidades atuais da Capital. “A cidade já cresceu demais, tem muita coisa o que se fazer, o que se mudar neste plano diretor, e ser discutido aqui na câmara de vereadores”, disse ele.

O vereador citou exemplos de problemas enfrentados devido à falta de atualização do Plano Diretor, como a irregularidade de comerciantes que operam sem alvará de funcionamento e as restrições impostas aos postos de combustíveis.

“Os empresários não podem investir porque nas ruas também não é permitido, então isso precisa ser debatido, isso é um atraso para a nossa economia, nós já moramos num município que dependemos muito do poder público e ele tem que facilitar a vida das pessoas que querem investir.”

Ele também mencionou a dificuldade de investimento em determinadas regiões e destacou a importância do plano na geração de empregos e renda, mas questionou a falta de ações para realizar esse objetivo. “A função social da cidade de Rio Branco é promover a geração de emprego e renda, estimulando investimento em funcionamento das atividades, no papel isso é muito lindo, mas cadê isso na prática?”

O vereador finalizou pedindo para que a gestão municipal envie a atualização do Plano Diretor para a Câmara Municipal, para ser discutida, a fim de desbloquear oportunidades de investimento e impulsionar a economia local. “Fica essa cobrança, que a gestão mande para essa casa o mais rápido possível a atualização do Plano Diretor para facilitar a vida dos empreendedores do município para gerar emprego e renda que é o que tanto nós precisamos.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

João Marcos Luz destaca avanço na execução do programa Asfalta Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador João Marcos Luz pontuou sobre as obras do programa Asfalta Rio Branco. A fala ocorre durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira, 25. De acordo com o parlamentar, a execução está ocorrendo em alguns bairros da cidade, entre eles, Tancredo Neves, Jorge Lavocat e Defesa Civil, e também nas regiões do Irineu Serra, Alto Alegre e Montanhês.

“De fato, agora, concretamente, o Asfalta Rio Branco está a pleno vapor na região do Irineu Serra, e na região do Alto Alegre e Montanhês.”

O vereador alegou ainda que no momento a gestão municipal está priorizando os corredores de ônibus e as transversais, com o intuito de melhorar a mobilidade urbana. Segundo João Marcos Luz, o trabalho de obras na região, está sendo um trabalho de qualidade.

“É muito importante que a população entenda que neste primeiro momento as prioridades são os corredores de ônibus, e posterior, é obviamente as transversais, hoje finalizou a rua sete de setembro do alto alegre, e agora começou na rua principal do montanhês, nós já estamos verificando que de fato, pelo menos até agora, o trabalho é de muita qualidade.”

Ele também enfatizou a importância das obras de infraestrutura, como a revitalização de praças e espaços de lazer, e citou a revitalização da praça na região da Defesa Civil e a inauguração de uma quadra no Tancredo Neves, comentando que proporciona entretenimento e bem-estar para os moradores locais.

João Marcos Luz finalizou argumentando que, apesar dos desafios enfrentados, como a burocracia para liberação de recursos, a gestão municipal tenta atender as expectativas da população. “Isso mostra que o poder público atende as expectativas das pessoas, e é isso que nós queremos, cada vez mais Rio Branco feliz, as comunidades felizes, com segurança, e tudo isso só se faz com dinheiro e investindo bem o pouco que nós temos.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo)

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo