Polícia Civil deflagra operação “Zero Hora” para combater extorsão através de site

Assessoria/ Sepc

Nas primeiras horas desta segunda feira (12) a Polícia Civil deflagrou a operação “Zero Hora” para desarticular um esquema de extorsões praticado há vários anos por um grupo de jornalistas através de um site de notícias, com sede nesta capital.

Através da confecção de reportagens, vexatórias ou benéficas, os investigados fechavam “acordos” com as vítimas com valores entre R$ 2 e 20 mil, e assim, utilizavam o site para obter vantagens indevidas, recebendo os pagamentos de forma camuflada, desde empregos públicos a favores políticos.

De acordo com a investigação iniciada em 2012, os crimes eram concretizados de forma reiterada, e mantinham como vítimas preferenciais políticos e empresários de todo o Estado.

No total foram cumpridos 3 mandados de busca e apreensão, além de ordens judiciais determinado medidas cautelares diversas da prisão para os suspeitos. Durante a operação foram apreendidos computadores, celulares, documentos, dinheiro (moeda nacional e estrangeira), cinco veículos, sendo um Honda City, pertencente ao atual prefeito de Cruzeiro do Sul, suposta vítima, entre outros objetos.

Para locupletar os crimes, o grupo praticava a lavagem do dinheiro utilizando a conta bancária de familiares. Em quatro anos de crimes os investigados arrecadaram mais de meio milhão de reais, em apenas duas contas bancárias que tiveram seus sigilos quebrados por ordem da justiça.

Segundo o delegado Roberth Alencar, que preside as investigações, o que mais chama atenção é que os investigados detinham grande prestígio no meio político e chegavam a influenciar a opinião pública em assuntos de relevância na sociedade Acreana.

A autoridade policial destaca: “Sabemos que à imprensa acreana é composta de profissionais sérios e dedicados, que, utilizam a liberdade de expressão nos limites da democracia”, pondera Roberth.

Os investigados vão responder pelos crimes de extorsão qualificada, nas formas tentada e consumada, crimes contra a honra e lavagem de dinheiro.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima