Brasil

Polícia apreende R$ 1,7 milhão de facção Comando Vermelho em esquema de lavagem no Amazonas

Os criminosos pretendiam sacar o valor em uma agência bancária, mas a polícia foi avisada e impediu o saque. O dinheiro, segundo a polícia, seria utilizado para financiar a logística da organização criminosa no estado

Dinheiro em espécie seria sacado em agência bancária em Manacapuru; operação contou com delegacia especializada do RJ e policiais locais. Foto: captada

A Polícia Civil apreendeu R$ 1,7 milhão em espécie e desarticulou um esquema de lavagem de dinheiro ligado à facção Comando Vermelho no município de Manacapuru, a 68 km de Manaus, na manhã de terça-feira (23). A ação foi realizada pela Delegacia de Combate a Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD) do Rio de Janeiro, em parceria com policiais do Amazonas.

Os criminosos pretendiam sacar o valor em uma agência bancária, mas foram interceptados pela polícia, que havia monitorado movimentações financeiras atípicas. Segundo as investigações, o dinheiro seria usado para financiar a logística da facção no estado.

O esquema utilizava empresas de fachada e transferências fracionadas para contas de “laranjas”para ocultar a origem dos recursos, provenientes do narcotráfico. A operação buscou dificultar o rastreamento e a reutilização do capital pelo crime organizado.

As investigações seguem para identificar outros integrantes e mapear a ramificação da facção no Amazonas. Até o momento, nenhuma prisão foi divulgada. A apreensão representa um golpe na estrutura financeira do Comando Vermelho na região Norte.

Comentários

Publicado por
Marcus José