Em uma operação conjunta, a Polícia Federal (PF) e o Grupo Especial de Fronteira de Mato Grosso (GEFRON) apreenderam cerca de 500 quilos de cloridrato de cocaína em um avião utilizado por criminosos na divisa entre Rondônia e Mato Grosso. A ação, realizada em área rural, resultou também na localização de uma arma de fogo, mas o piloto conseguiu escapar para a mata.
A interceptação da aeronave ocorreu após monitoramento de inteligência, que indicava o uso da rota aérea para o tráfico internacional de drogas. Dentro do avião, os agentes encontraram 12 fardos com tabletes da substância, reforçando a suspeita de que grupos criminosos usam pequenas aeronaves para transportar grandes cargas de entorpecentes na região de fronteira.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Superintendência da PF em Porto Velho (RO), onde passará por perícia e dará base a um inquérito policial. A operação é considerada um duro golpe contra a logística do narcotráfico, que tem explorado rotas aéreas clandestinas na Amazônia Legal.