Geral

PF desarticula esquema de desmatamento de 417 hectares em assentamento do Incra no Acre

Operação Mata Arrendada mira ocupação ilegal e arrendamento de terras para pecuária em Cruzeiro do Sul; grupo derrubou floresta nativa sem autorização ambiental

As investigações identificaram que mais de 417 hectares de mata nativa foram derrubados sem qualquer autorização dos órgãos ambientais. Foto: captada 

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Mata Arrendada para combater um esquema de desmatamento e ocupação ilegal dentro de um assentamento do Incra na zona rural de Cruzeiro do Sul.

As investigações apontam que mais de 417 hectares de mata nativa foram derrubados sem qualquer autorização dos órgãos ambientais, com o objetivo de ocupar e arrendar ilegalmente as áreas para criação de gado – prática proibida em terras destinadas à reforma agrária.

Com autorização da Justiça Federal em Cruzeiro do Sul, a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão e um mandado de sequestro de bens.

Os envolvidos poderão responder por crimes ambientais como desmatamento ilícito em floresta pública, impedimento à regeneração de áreas degradadas e grilagem de terras públicas, além de outros delitos que venham a ser identificados durante as investigações. A operação revela a pressão sobre áreas protegidas no interior acreano.

Comentários

Publicado por
Marcus José