Geral

PF deflagra Operação Columba visando advogados envolvidos com o crime organizado no Acre

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17, a operação COLUMBA com a finalidade de investigar crimes de organização criminosa e tráfico de drogas envolvendo criminosos pertencentes a uma facção e advogados. Segundo as investigações, os envolvidos estariam num esquema de troca de informações entre membros do grupo criminoso que estão dentro dos presídios e os que estão fora. Os advogados estariam atuando como mensageiros e fazendo uma ponte de comunicação entre os envolvidos.

A operação recebeu o nome de COLUMBA por ser um gênero ao qual pertencem as espécies típicas de pombos, fazendo alusão a “POMBO CORREIO”. Esses pássaros eram usados para levar mensagem de um local para o outro, destacando-se pela velocidade e segurança na entrega da informação. Os advogados dos envolvidos estariam usando a prerrogativas da profissão para manter uma linha comunicação entre os membros da organização criminosa.

Os fatos delituosos foram descobertos durante análise do celular de um chefe da facção. Identificou-se a atuação de pelo menos dois advogados, os quais estariam sendo pagos para levar informações de líderes do grupo criminoso para faccionados que estariam cumprindo pena no sistema penitenciário acreano. Durante a operação foram mobilizados 16 policiais federais que cumpriram 04 mandados de busca e apreensão. A OAB foi comunicada para acompanhar a ação policial.

Os investigados poderão responder por crimes por crime de organização criminosa, sem prejuízos de outros crimes.

O material apreendido será submetido à análise da equipe de investigação e à perícia criminal, podendo surgir novos fatos e pessoas investigadas.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Da Redação