Brasil

Petrobras inicia perfuração na Foz do Amazonas no mesmo dia em que Ibama libera licença

Operação começou horas após autorização e levanta questionamentos sobre riscos ambientais e pressa no processo

A Petrobras iniciou a perfuração do bloco 59 da Bacia da Foz do Amazonas no mesmo dia em que recebeu a licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A informação foi confirmada pela própria estatal em ofício enviado ao órgão nesta terça-feira (21).

Segundo o documento, a perfuração começou em 20 de outubro, data em que a Licença de Operação foi assinada pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, às 12h14, em Brasília. Nem a Petrobras nem o Ibama explicaram como a operação teve início tão rapidamente após a liberação. Nesta fase, a perfuração é apenas exploratória, sem fins comerciais.

O parecer técnico do Ibama destaca riscos à fauna marinha, incluindo o peixe-boi, espécie ameaçada de extinção, além da falta de estudos sobre possíveis impactos em comunidades indígenas da região. Conforme a Folha de S.Paulo, o tempo estimado para resposta em caso de vazamento de óleo pode chegar a 55 horas, considerando a distância do principal barco de apoio, localizado no Pará — embora uma embarcação mais veloz possa atuar em cerca de 26 horas.

Mesmo diante das preocupações, o Ibama concedeu a autorização impondo 34 condicionantes e medidas compensatórias que totalizam R$ 39,6 milhões.

Comentários

Publicado por
Da Redação