Petecão obstruirá votação de embaixadores caso governo não resolva refúgio de bolivianos

​Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) criticou, nessa terça-feira, 7, a lentidão do governo brasileiro em relação aos pedidos de refúgio político de bolivianos ao Brasil. O senador afirmou que a “situação das pessoas é humilhante”, e afirmou que vai obstruir as futuras votações de embaixadores submetidos ao Senado caso não sejam tomadas providências.

“A partir de hoje, esse é o último voto que dou enquanto não resolverem a situação dos refugiados bolivianos no Brasil. Enquanto [o governo] não resolver a situação dos bolivianos que estão irregulares no Brasil, passando dificuldade, eu não voto mais nenhuma indicação de autoridade. É um absurdo a situação que essas pessoas estão passando”, afirmou Petecão.

O senador vai pedir para que o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), se posicione da mesma forma, até que o governo apresente uma solução ao caso.

Durante o pronunciamento, Sérgio Petecão lembrou o caso do ex-senador boliviano, Roger Pinto Molina, que vive em seu apartamento, em Brasília, há mais de dois anos. “Acolhi Molina e recebo muitas criticas por isso. Qual crime ele cometeu? Denunciou o narcotráfico na Bolívia”, disse.

O senador manifestou o seu descontentamento com o Conselho Nacional para os Refugiados (Conare) por não ter tratado ainda  situação do ex-senador boliviano.

Em 28 de maio de 2012, acuado por ameaças que passou a receber por ter denunciado o envolvimento do governo de Evo Morales com o narcotráfico, o senador boliviano Roger Pinto Molina abrigou-se na embaixada brasileira em La Paz. Após passar 15 meses, cruzou a fronteira brasileira sem a emissão do salvo conduto.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima