Pesquisa mostra Fernanda com preferencia dos eleitores em Brasiléia

Alexandre Lima, com Opinião

O jornal da capital, Opinião juntamente com o Instituto Data Control de Pesquisa, divulgou uma pesquisa eleitoral devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº AC-00116/2016, onde mostra em um dos quadros ‘estimulado’ que, se a eleição fosse hoje, a candidata pelo Partido dos Trabalhadores, Fernanda Hassem, estaria eleita com cerca de 11,9% dos votos válidos à frente de Manoel Prete, do PSDB.

A pesquisa entrevistou apenas 220 eleitores entre os dias 15 e 16 de setembro, sendo que o Município tem 17.613 de eleitorado apto a votar segundo a 6ª Zona Eleitoral.

A cinco dias das eleições, as coligações dos candidatos estão disponibilizando seu plantel nas ruas, onde mostra que Brasiléia terá uma das eleições mais disputadas dos últimos anos, com cada voto disputado tanto na zona urbana e rural do Município.

Veja a reportagem abaixo.


O jornal Opinião divulga, com exclusividade, a pesquisa de intenção de voto para prefeito de Brasileia. O levantamento, realizado pelo Instituto DATA CONTROL DE PESQUISA, em parceria com o Jornal OPINIÃO, mostra que a candidata da Frente Popular de Brasileia, Fernanda Hassem lidera com folga a corrida eleitoral.

Considerando-se apenas os votos válidos, a candidata Fernanda Hassem aparece com 62% e Manoel Prete com 38%. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados ao entrevistado, Fernanda Hassem (FPB) aparece com 47,7% das intenções de voto. Manoel Prete (PSDB) tem 29,5%; nulos e brancos 7,3%; não sabem 15,5%.

Na pesquisa de intenção de voto estimulada, em que o entrevistador apresenta ao eleitor os nomes dos possíveis candidatos, a candidata Fernanda Hassem seria eleita com 54,1%; Manoel Prete aparece com 33,2%; nulos e brancos 7,3 %; e não sabe 5,5%.

A pesquisa do Instituto DATA CONTROL INSTITUTO DE PESQUISA e jornal Opinião ouviu 220 eleitores entre os dias 15 e 16 de setembro. O grau de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº AC-00116/2016.

A amostra da pesquisa é representativa em relação ao total dos eleitores de Brasiléia, correspondendo 1,25% dos eleitores, estratificadas por sexo, escolaridade, faixa etária e renda.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima