Apesar de não ser uma definição oficial do PCdoB, o comentário indica o interesse de parte da esquerda em reativar a aliança PT-PCdoB para enfrentar o campo conservador no estado. Foto: internet
O presidente estadual do PCdoB no Acre, Eduardo Farias, demonstrou apoio público à formação de uma chapa com os ex-governadores Binho Marques e Jorge Viana (PT) para as eleições de 2026. A manifestação ocorreu nas redes sociais neste fim de semana, após a divulgação de uma foto que mostra os dois petistas reunidos.
Farias, ex-vereador de Rio Branco e deputado estadual, afirmou que gostaria de ver os dois nomes novamente à frente da política acreana. “Melhor de tudo seria ver Binho e Jorge, Governador e Senador, para tirar o Acre desse caos e abandono”, escreveu o dirigente comunista. Apesar de não ser uma definição oficial do PCdoB, o comentário indica o interesse de parte da esquerda em reativar a aliança PT-PCdoB para enfrentar o campo conservador no estado.
Binho Marques e Jorge Viana, que governaram o Acre entre 1999 e 2010, mantiveram perfil discreto nos últimos anos, mas seguem influentes no cenário político local. Até o momento, nenhum dos dois se pronunciou sobre a sugestão, embora Jorge Viana tenha curtido a publicação.
Nos bastidores, aliados dos ex-governadores admitem que o debate sobre 2026 já começou entre lideranças da antiga Frente Popular, sinalizando movimentos para uma possível união na próxima disputa eleitoral.
Até o momento, nenhum dos dois se pronunciou sobre a sugestão, embora Jorge Viana tenha curtido a publicação. Foto: captada
“Hoje, nesse domingo, dividi uma “baixaria acreana” nesse café da manhã com o meu querido amigo de vida e de todas as horas… Meu irmão, competente. Feliz de tê-lo aqui comigo no nosso Acre ex-governador e mestre da educação, Binho”.