Para Cameli, ameaça de falta de energia e água é resultado de planejamento mal feito

O Brasil precisa repensar todo o sistema de energia elétrica e de armazenamento de água para abastecimento humano e a irrigação, alertou o senador Gladson Cameli (PP-AC). Ele afirmou que a escassez de energia e de água é uma ameaça que afeta todo o país.

Para o senador, essa escassez não é fruto apenas da falta de chuvas; é também resultado de um planejamento mal feito em anos anteriores. Um dos erros do governo, na opinião de Gladson Cameli, foi ter cedido à pressão de ambientalistas e deixado de construir hidrelétricas utilizando reservatórios para acumular água e gerar energia o ano todo, como está ocorrendo na usina de Belo Monte, no Pará.

Para Gladson Cameli, essa mudança está relacionada à atual situação dos reservatórios de Norte a Sul do país: a melhor situação é a dos reservatórios do Sul, que estão com menos da metade de sua capacidade total, enquanto o Nordeste tem o índice mais baixo: apenas 16%.

— Que o Senado Federal, por intermédio de sua comissão própria, tome a frente na resolução desta questão. E, ao mesmo tempo, pedimos que o Poder Executivo, por meio de seus ministérios e agências especializados, se debrucem sobre essa saída óbvia: voltemos a investir na construção de hidrelétricas com reservatórios, pensando não no hoje, mas nas próximas décadas, nas futuras gerações e no desenvolvimento sustentável do nosso país — disse o senador.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima