Pacientes de Brasiléia e Sena podem morrer por falta de transporte para hemodiálise no Hospital das Clínicas

Luciano Tavares

A Secretaria de Saúde do Acre cancelou o transporte de pacientes que sofrem com doença renal crônica que moram em Brasiléia e Sena Madureira e fazem tratamento semanal no setor de Nefrologia do Hospital das Clínicas do Acre, em Rio Branco. A denúncia é do presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Acre (Apartac), Vanderli Ferreira. “Não trouxeram o pessoal na terça, de Brasiléia. E na sexta-feira passada parece que o prefeito conseguiu um carro para trazer o pessoal. São pacientes que correm risco de morrer”.

De acordo com o presidente da Apartac, a medida da Sesacre prejudica 16 pacientes de Brasiléia e outros seis de Sena Madureira.

O ac24horas conversou com o secretário de Saúde, Gemil Júnior, e com os prefeitos de Sena Madureira, Mazinho Serafim (PMDB), e de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT). Há um jogo de empurra-empurra entre o Estado e os Municípios.

Gemil Júnior disse que o Estado não é obrigado a disponibilizar transporte para esses pacientes e que esse serviço é um dever das prefeituras. “A obrigação do Estado é acolher. É oferecer estrutura física como a gente já faz. Mas o traslado a obrigação é totalmente das prefeituras. Nós já estávamos ajudando o HC. Não tenho mais como arcar com esse transporte. Vamos comunicá-los que isso é dever dos Municípios. Não tenho como atender isso aí mais”, disse o secretário.

Já o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, afirmou que Gemil está mentindo e que é sim dever dele o transporte porque as prefeituras não têm condições para arcar com esse tipo de despesa.

“É mentira desses caras aí. Isso é de média e alta complexidade. Isso é onda dele. É mentira. Ele quer empurrar a obrigação do Estado para o Município. Esse governo quer empurrar o que ele tem que fazer para os Municípios. Nossa obrigação aqui é com a baixa complexidade.”

Fernanda Hassem só não chamou Gemil de mentiroso como fez Mazinho, mas também afirmou que o Estado é quem tem a obrigação de disponibilizar o transporte.

“Nós já fazemos o transporte segunda, quarta e sexta. Toda semana. O Estado nas terças, quintas e sábados. Estou indo a Rio Branco exatamente para ajustar alguns detalhes. É interessante que o secretário ajuste esse calendário. Eu não fui informada formalmente sobre esse assunto”, disse Fernanda afirmando que os Municípios não possuem condições financeiras para pagarem pelo serviço.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima