Paciente com diagnóstico de meningite é internado na UTI do Pronto Socorro de Rio Branco

O paciente é de Senador Guiomard e chegou ao hospital na quarta-feira

Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) – Foto: Gleilson Miranda/Secom

A diretora de Assistência Médica do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Fabíola Helena Souza, confirmou que o paciente R.N.S., de 58 anos, oriundo do município de Senador Guiomard (AC), está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Pronto Socorro da Capital.

A entrada do paciente no PS de Rio Branco, segundo a direção do hospital, foi registrada na noite da última quarta-feira (19). Na quinta-feira (20) foram realizado exames, sendo o resultado positivo para meningite bacteriana meningocócica.   O paciente foi isolado dos demais.

____________

Na semana passada, um soldado boliviano que estava lotado no Porto Evo Morales, localizado na divisa com o município de Plácido de Castro, foi transferido após contrair a doença de fácil contágio.

____________

Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro. É uma doença séria que pode ser fatal. A causa mais comum é uma infecção por bactérias, fungos ou vírus (mais frequentemente). Entre outros, o sintoma que mais chama a atenção para o problema é a rigidez na nuca.

A doença pode atingir pessoas de todas as idades, sendo os idosos e as crianças os que mais correm riscos, principalmente menores de dois anos, pois o sistema imunológico do bebê ainda não é completamente maduro. A confirmação do diagnóstico é feita por meio do exame do líquor (líquido retirado da espinha), coletado por médico numa punção.

Realização de uma punção lombar para recolha de uma amostra de líquido cefalorraquidiano, essencial para confirmar o diagnóstico de meningite

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Contil Net