fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Pacheco quer pautar fim da reeleição e mandato no STF no início de 2024

Publicado

em

Presidente do Senado falou sobre os temas durante entrevista em Dubai, nos Emirados Árabes, pouco antes do início da COP28

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que pretende pautar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria um mandato fixo para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ainda no início de 2024, assim como a PEC que põe fim à reeleição no Brasil. “São dois temas muito apropriados de serem discutidos no início do ano que vem”, afirmou durante entrevista em Dubai, pouco antes de conhecer o pavilhão do Brasil na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28).

A proposta de instituir um mandato para ministros do Supremo já estava em seu radar, mas tem ganhado maior destaque nas falas de Pacheco depois que a PEC que limita decisões individuais de ministros do STF foi aprovada no Senado no último dia 22 e acirrou o conflito entre a Corte e o Congresso. O senador defende ainda a elevação da idade mínima para novos ministros, que hoje é de 35 anos.

Uma PEC em tramitação no Senado propõe a fixação de oito anos para o mandato de ministros do Supremo, sem direito à recondução. O texto começou a ser analisado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e foi até modificada para que o mandato dos ministros do STF seja de dez anos. No entanto, essa PEC teria de recomeçar a tramitação e poderá sofrer alterações.

Em Dubai, Pacheco afirmou também que pretende concluir antes do recesso parlamentar as sabatinas dos indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o STF e para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Lula indicou o ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga de magistrado no STF e o subprocurador-geral da República Paulo Gonet para a PGR.

“Pretendemos sabatinar até o fim do ano. É nosso papel, aprovando ou rejeitando, ter a apreciação das indicações [antes do recesso, em três semanas]”, disse Pacheco.

As sabatinas de Dino e Gonet na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado já estão marcadas para 13 de dezembro. Para serem aprovados, os indicados passam por duas votações. A primeira, na própria CCJ, após a sabatina. Nesta, eles precisam obter o voto da maioria simples dos presentes na sessão. O colegiado possui 27 membros, e a votação é secreta. Depois, a análise é feita no plenário do Senado. Também em votação secreta, o indicado precisa ter maioria absoluta dos votos, ou seja, o apoio de ao menos 41 dos 81 senadores.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Flamengo tem volta de uruguaio para decisão na Libertadores

Publicado

em

De Arrascaeta está recuperado de lesão e vai para o jogo

Provável Flamengo para encarar o Bolívar tem Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, De La Cruz, Gerson e De Arrascaeta; Everton Cebolinha e Pedro. Foto: capturada

O uruguaio De Arrascaeta voltará à escalação do Flamengo para o jogo contra o Bolívar, nesta quarta-feira (15), pela Libertadores da América. O camisa 14 está recuperado de um problema físico e retorna ao time titular para o confronto decisivo. Afinal, o Rubro-Negro precisa da vitória para ainda ter chances de classificação às oitavas de final da competição.

De Arrascaeta sofreu uma lesão na coxa direita, no fim de abril. Desde então, o uruguaio desfalcou o Flamengo, mas chegou a ficar no banco de reservas contra o Corinthians, no último sábado. Agora, ele é nome de confiança de Tite para buscar uma vitória fundamental pela classificação.

Dessa forma, a tendência é que o técnico rubro-negro volte a escalar o time no 4-4-2. Lorran, mesmo com o gol em cima do Corinthians, deve voltar ao banco de reservas, com Gerson como titular no meio, ao lado de Allan, Gerson e De Arrascaeta. O volante Pulgar, ainda lesionado, segue fora, a exemplo de Bruno Henrique, também machucado. por outro lado, Pedro, que deu um susto no jogo passado, está garantido no onze titular.

Portanto, o provável Flamengo para encarar o Bolívar tem Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, De La Cruz, Gerson e De Arrascaeta; Everton Cebolinha e Pedro. A Super Rádio Tupi transmite Flamengo x Bolívar nesta quarta, às 21h30.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Manoel sofre lesão e deve desfalcar o Fluminense contra o Cerro

Publicado

em

Fernando Diniz terá que utilizar provavelmente no jogo contra o Cerro Porteño uma zaga reserva pois não terá o capitão Felipe Melo que está suspenso e Manoel sofreu lesão no jogo contra o São Paulo

Zaga tricolor pode ser formada por Felipe Andrade e Antônio Carlos

O técnico Fernando Diniz terá que utilizar provavelmente no jogo contra o Cerro Porteño uma zaga reserva pois não terá o capitão Felipe Melo que está suspenso e Manoel sofreu lesão no jogo contra o São Paulo.

Com poucas opções, Felipe Andrade e Antônio Carlos passam a ser os cotados para o jogo da próxima quinta-feira, no Maracanã. Existe ainda uma outra possibilidade, a do aproveitamento de Martinelli, que já atuou no setor.

O técnico Fernando Diniz terá que utilizar provavelmente no jogo contra o Cerro Porteño uma zaga reserva pois não terá o capitão Felipe Melo que está suspenso e Manoel sofreu lesão no jogo contra o São Paulo.

Com poucas opções, Felipe Andrade e Antônio Carlos passam a ser os cotados para o jogo da próxima quinta-feira, no Maracanã. Existe ainda uma outra possibilidade, a do aproveitamento de Martinelli, que já atuou no setor.

Paulo Henrique Ganso volta ao time, ele que ficou de fora da partida contra o São Paulo pois estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

O Fluminense poderá garantir sua classificação como primeiro do grupo, desde que vença o Cerro e aconteça empate na partida desta quarta-feira entre Alianza x Colo-Colo, em Santiago.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Flamengo vai enfrentar o Bolívar com dois desfalques importantes no Maracanã

Publicado

em

Erick Pulgar e Bruno Henrique desfalcam o Mengão

O Bolívar lidera o grupo E da Libertadores com dez pontos, e com uma vitória no Maracanã já estará classificado. Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Flamengo e Bolívar vão se reencontrar pela Copa Libertadores nesta quarta-feira (15), às 21h30 em jogo decisivo para as pretensões dos donos da casa, que terá todo o apoio da nação rubro-negra com 52 mil ingressos vendidos antecipadamente. Dois jogadores serão desfalques importantes para o técnico Tite.

O treinador ainda não contará com Erick Pulgar no meio-campo, por causa de uma entorse no tornozelo, e nem Bruno Henrique no ataque, também por ter sofrido uma entorse no pé. Com ambos entregues ao departamento médico, o técnico ao menos terá a volta de De Arrascaeta, recuperado da pequena lesão no adutor da coxa direita, que volta ao time após quatro jogos como desfalque. O jogador é fundamental na criação de jogadas e nas finalizações.

O Flamengo só depende dele para conseguir a classificação para as oitavas de final da competição, e não pode tropeçar diante dos bolivianos, e nem na última rodada com o Millonarios, da Colômbia, sendo obrigado a vencer as duas partidas e somar dez pontos no total.

No jogo com o Bolívar na altitude de La Paz, o Rubro-negro foi derrotado por 2 a 1, com gols de Bruno Sávio e Francisco da Costa para os bolivianos. Matías Viña fez o gol do Fla. O Bolívar lidera o grupo E da Libertadores com dez pontos, e com uma vitória no Maracanã já estará classificado.

Comentários

Continue lendo