Oposição inicia plano de governo e Bittar quer acabar com pensão de ex-governadores

“A partir de agora estamos inaugurando uma nova agenda, com reuniões e conversas que aprofundem nossos debates”, disse Bittar.

Assessoria

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (4), na sede do diretório estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), uma coletiva de imprensa para tratar de assuntos que dizem respeito às eleições deste ano.

O pré-candidato ao governo do Acre, deputado federal Marcio Bittar (PSDB), o pré-candidato ao Senado, deputado federal Gladson Cameli (PP), e o senador Sérgio Petecão (PSD) falaram de diversos assuntos que tomaram grande repercussão no Acre, e de suas estratégias e planos para as eleições 2014.

Marcio estava acompanhado pelo pré-candidato ao Senado, deputado federal Gladson Cameli (PP) e pelo senador Sérgio Petecão (PP)/Foto: Selmo Melo/Agência ContilNet

No evento, Marcio Bittar distribuiu uma coletânea formada por pronunciamentos e artigos escritos por ele, desde o último ano até este mês de março. O pré-candidato ao governo fala um pouco sobre sua agenda, nos próximos dias.

“Nossa agenda, dentro destes dias, será de intensificar a conversa com as famílias, com os homens e mulheres, da capital e do interior do estado, para compor nosso Plano de Governo. Já temos algumas diretrizes, que foram apresentadas no último dia 27, reafirmando a necessidade de uma Reforma no Estado, bem como de conter desperdícios. E, é claro que o titular [o chefe do Poder Executivo, o governador] precisa dar exemplo”.

De acordo com Bittar, caso seja eleito governador do Acre, não levará em consideração bandeiras partidárias e terá como exemplo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

“Nós nos inspiramos em pessoas como Fernando Henrique Cardoso, que governou o Brasil quando Orleir era governador do Acre, quando Jorge Viana era governador do Acre, e nunca olhou para o Acre contando votos. Várias obras no estado, como a duplicação do aeroporto, a construção do próprio aeroporto, canal da maternidade, asfaltos para Sena Madureira e Brasiléia, foram obras feitas na gestão de FHC”.

Bittar promete um governo republicano, que atenda a todos os acreanos/Foto: Selmo Melo/Agência ContilNet

E completa: “É com essa inspiração que queremos governar o Acre, olhando para todos os municípios de forma igual, fazendo convênios com todos os municípios do estado, entre outras razões, para diminuir nossa dependência com relação a produtos de fora”.

Fundo de Participação dos Municípios deve ser revisto, afirma Cameli

O pré-candidato ao Senado, Gladson Cameli, também falou sobre suas metas e de que forma poderá colaborar para o Plano de Governo que está a ser elaborado.
Ele cita a situação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como uma das pautas que deve ser incluída no documento.

“Primeiramente, uma das pautas a que devemos estar atentos é no que diz respeito à renegociação das dívidas dos Estados e prefeituras. Os Estados têm um prazo para estarem quites com a União e isso, infelizmente, não vai acontecer. Temos que colocar isso na prática, pois os Estados já não aguentam mais, as prefeituras muito menos”.

Para ilustrar a situação, o pré-candidato ao Senado usou a atual situação do Acre, que está isolado devido à cheia do rio Madeira.

“Com o isolamento do Acre, por exemplo, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) caiu drasticamente e teve município que até ficou sem receber. Então, a situação é delicada e deve entrar em pauta”.

Fim de pensões vitalícias de ex-governadores 

Bittar, durante a coletiva, prometeu acabar com a aposentadoria de ex-governador, caso seja eleito governador do Acre. O deputado apontou a ação como um meio de “enxugar a máquina pública”.
Ele afirma que estes e outros pontos fazem parte de um conjunto de medidas que constará no Plano de Governo da oposição.

“É uma bandeira que defendi enquanto deputado estadual e defendo agora, como deputado federal: o chefe do Executivo tem que dar exemplo de economia”.

“Devemos fazer uma gestão direcionada ao povo”, afirma Petecão

O senador Sérgio Petecão também manifestou apoio ao plano que está sendo elaborado e destacou a atitude de Bittar, de buscar a ajuda do povo para elaborá-lo.

“Merece os parabéns a atitude do nosso Marcio Bittar, que é ir ao encontro das pessoas mais simples para que estas também ajudem na composição do Plano de Governo. Essa era uma das propostas que eu defendia na nossa pré-candidatura e, aqui, junto com o Marcio, tomamos essa iniciativa e fizemos algumas reuniões”.

Petecão define como gratificante o fato de fazer um Plano de Governo democrático e com a ajuda da população.

“É gratificante ver a satisfação das pessoas em opinar, em fazer parte. Penso que devemos fazer uma gestão direcionada ao povo, principalmente às pessoas mais humildes”.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima