© MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL - Imagem ilustrativa
© MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL – Imagem ilustrativa
A segunda-feira (30) será marcada por uma forte mudança no clima em todo o estado do Acre, com a chegada de uma onda de frio polar que promete derrubar as temperaturas, trazer ventos intensos e aumentar a instabilidade do tempo. O fenômeno atinge também parte de Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas, Mato Grosso, além de áreas da Bolívia e do Peru.
A previsão é de chuvas pontuais e pancadas intensas, especialmente a partir do final da tarde, com destaque para as regiões centro e oeste do estado.
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o frio se instala logo nas primeiras horas do dia, acompanhado de ventos de sudeste moderados a fortes. O tempo permanece instável e úmido, com probabilidade média de chuvas fortes e passageiras.
Temperaturas previstas:
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 15 °C e 17 °C; máximas entre 23 °C e 25 °C
Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 14 °C e 16 °C; máximas entre 22 °C e 24 °C
Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 15 °C e 17 °C; máximas entre 22 °C e 24 °C
Sena Madureira e Manoel Urbano: mínimas entre 17 °C e 19 °C; máximas entre 26 °C e 28 °C
A umidade relativa do ar deve variar entre 65% e 75% à tarde, podendo atingir até 95% nas primeiras horas do dia.
Nas microrregiões de Tarauacá e Cruzeiro do Sul, o dia começa abafado, mas uma virada no tempo é esperada a partir do final da tarde. Os ventos se intensificam e as temperaturas caem gradualmente, com alta probabilidade de chuvas fortes e localizadas.
Temperaturas previstas:
Tarauacá e Feijó: mínimas entre 20 °C e 22 °C; máximas entre 30 °C e 32 °C
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22 °C e 24 °C; máximas entre 32 °C e 34 °C
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22 °C e 24 °C; máximas entre 31 °C e 33 °C
A umidade nesses municípios deve variar de 55% a 65% à tarde, podendo chegar a 100% durante a madrugada. Os ventos de sudeste terão rajadas moderadas a fortes.
A Defesa Civil e os órgãos de meteorologia recomendam atenção especial às mudanças bruscas de temperatura, especialmente entre crianças e idosos, e cuidados em áreas com risco de alagamentos devido às pancadas de chuva localizadas.