fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Número de desempregados no Acre pode chegar a 150 mil na crise do coronavírus, prevê Acisa

Publicado

em

Precisamos entender qual medida será adequada para abertura do comércio neste momento. O Ministério da Saúde entende que não é o momento da reabertura”, finaliza Oshiro.

O presidente da Associação Comercial (Acisa), Celestino Oliveira, reuniu membros da diretoria executiva da entidade, incluindo representantes de váriados segmentos empresariais do estado, para participar de videoconferência com o Ministério Público do Acre (MP/AC) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), na manhã desta quinta-feira, 16. Na ocasião, foi apresentada a real situação enfrentada pelo setor no Acre, que após quase um mês de isolamento, busca a flexibilização para abertura do comércio e retomada da economia. A reunião contou com 61 participantes.

O presidente da entidade diz que a Acisa tem acompanhado de perto e participado ativamente de debates junto às autoridades, cobrando alternativas para a reestruturação da economia. “É um momento delicado, e sabemos que a saúde está sempre em primeiro lugar, mas precisamos observar o cenário. O desemprego cresceu 30% neste período, além disso, prevemos que aproximadamente 150 mil pessoas estarão desempregadas, a situação é de fato desesperadora”, declara.

De acordo com o presidente do Conselho de Jovens Empresários da Acisa (Conjove), Marcelo Zamora, o estado tem o papel fundamental de direcionar todos neste momento. “Medidas como o fechamento do comércio foram assertivas no início, mas entendemos que manter o isolamento por muito tempo vai gerar consequências gravíssimas com muitas empresas fechadas e número alarmante de desemprego. Espera-se que o governo torne segura a flexibilização do isolamento, disponibilizando leitos de UTI e criando normativas de fiscalização e higienização dos ambientes comerciais. Infelizmente, nesses 30 dias de isolamento, não se viu muito avanço na criação de leitos de UTI, a fim de evitar um possível colapso no sistema de saúde”, disse.

O Ministério Público do Acre, representado pela procuradora-geral do Acre, Kátia Rejane e pelo promotor de Justiça especializado na Saúde Pública, Glaucio Oshiro, explicaram que no estado 95% das pessoas não possuem plano de saúde, sendo dependentes do SUS. Além disso, que o MP/AC vem fazendo um trabalho minucioso, através do Comitê Estadual de Combate ao Coronavírus, criado para trazer soluções através de tratativas diretas com o Ministério da Saúde.

“Os empresários estão cobertos de razão colocando suas angústias, mas sabemos que esta é uma angústia compartilhada. Temos um grupo de promotores que estão estudando exaustivamente a legislação para possibilitar uma alternativa, buscando alinhar a preservação da vida e a manutenção/ recuperação da economia. O MP/AC busca soluções factíveis. A flexibilização vai acontecer, só não sabemos quando vai acontecer. Hoje, nossa maior preocupação é o sistema de saúde. Estamos analisando diretrizes gerais e básicas para as que empresas possam retomar suas atividades”, explica a procuradora.

A Secretaria da Fazenda foi representada pelo coordenador do Departamento de Assessoramento Tributário, Breno Caetano, que explicou estar atento a experiência que a classe empresarial vem passando. Breno foi breve, e informou que no dia anterior havia saído boletim, com redução na arrecadação de vários setores.

O MP/AC reforçou. “Há uma necessidade de convergência, e a retomada das atividades é fundamental para que voltem a arrecadar. Estamos conversando com o governo, que tem sido bastante transparente com o MP/AC, apresentando as dificuldades. Precisamos entender qual medida será adequada para abertura do comércio neste momento. O Ministério da Saúde entende que não é o momento da reabertura”, finaliza Oshiro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Juliette abre álbum do fim de semana na praia com namorado e bichinhos: ‘Te amoo ‘

Publicado

em

Por

Juliette está aproveitando o fim de semana ao lado de seu namorado, Kaique Cerveny, e alguns amigos, e neste domingo (27.04), a ex-BBB abriu o álbum de fotos para os seus seguidores.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em Fernando de Noronha, Deborah Secco curte praia com a filha: ‘Look de hoje’

Publicado

em

Por

Deborah Secco, de 44 anos, segue aproveitando os dias de descanso em Fernando de Noronha na companhia da filha, Maria Flor, de 8 anos. Recém-solteira, a atriz está no arquipélago em Pernambuco, e diariamente compartilha novos cliques da viagem.

Deborah também postou na rede social uma nova foto ao lado da filha, onde exibem a produção escolhida para mais um dia de praia. “Look de hoje”, escreveu ela na legenda da publicação que aparecem posando em frente ao espelho.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Belo ganha festa surpresa de fãs em camarim de show em Recife: ‘Uma festa’

Publicado

em

Por

Belo e o grupo Soweto fizeram mais um show para seus fãs na madrugada deste domingo (28), em Recife, Pernambuco. Antes de iniciar o espetáculo, o pagodeiro recebeu em seu camarim fãs de várias partes do Brasil, que prepararam uma festa surpresa para ele em comemoração aos seus 50 anos de idade, completados no último dia 22.

O artista, que se separou recentemente de Gracyanne Barbosa, com quem foi casado por 15 anos, ficou muito feliz com a surpresa de seus seguidores.

No palco, a apresentação durou mais de 3 horas e o público cantou em coro. Sorridente, Belo disparou: “A troca de energia nesse momento está sendo muito importante para mim. Muito obrigado”. Durante a canção Chuva de verão, o pagodeiro mudou a última frase do refrão para “Fiquei solteiro”.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo