fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Novembro Azul: mais de mil homens foram atendidos com câncer de próstata nos últimos 15 anos no AC

Publicado

em

Somente entre 2020 e outubro deste ano, 135 homens foram atendidos com a doença no Hospital do Câncer do Acre. Para reforçar importância da prevenção, Saúde Estadual lançou a campanha ‘Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro’.

Novembro Azul: mais de mil homens foram atendidos com câncer de próstata nos últimos 15 anos no AC — Foto: Elias Oliveira/SEASDHM

Nos últimos 15 anos, 1.038 homens foram atendidos no Hospital do Câncer do Acre com diagnóstico de câncer de próstata, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde. Somente este ano, entre janeiro e outubro, foram 44 pacientes com a doença.

Para chamar atenção dos homens para o cuidado com a saúde é que existe o “Novembro Azul”. O mês é dedicado especialmente a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O tema da campanha este ano é “Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro”, justamente para lembrar da importância dos cuidados em todos os meses do ano. O Núcleo de Saúde do Homem da Sesacre inicia as atividades informativas e de conscientização sobre a doença nesta sexta-feira (4). (Veja abaixo a programação)

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) de 2021 mostram que 29% da população masculina tinha sido diagnosticada com a doença, correspondendo a uma média de 65 mil homens. O que reforça a importância das ações de prevenção e de diagnóstico precoce no combate a essa doença.

De acordo com os relatórios do Hospital do Câncer do Acre (Unacon), entre 2020 e outubro deste ano, 135 homens foram atendidos com a doença. No anos anteriores, a média de atendimento desses casos era de quase 70 pacientes no estado.

O diagnóstico precoce pode garantir a cura do câncer de próstata. O Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Urologia recomendam que homens a partir dos 45 anos, com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, procurem um médico urologista para realizar exames anualmente.

“Realizar consultas de rotina, analisar seu corpo e possíveis alterações, manter uma alimentação saudável, praticar atividade física e evitar consumo de drogas e de bebidas alcoólicas são algumas das medidas que podemos tomar para prevenir o câncer de próstata. O cidadão pode buscar atendimento em qualquer unidade básica de saúde que seja referenciada para a saúde do homem”, informou o coordenador estadual do Núcleo de Saúde do Homem, Antônio Sérgio Soares, ao site oficial do governo.

Programação

 

  • 04/11/2022 – Na Sesacre, às 8h – abertura oficial da Campanha Novembro Azul com painel expositivo e divulgação da programação com entrega de lacinho, panfletos explicativos, orientações preventivas, aferição de sinais vitais e avaliação de IMC e questionário FINDRISC para estratificação de risco de desenvolvimento de diabetes.
  • 09/11/2022 – CRM – No auditório do Conselho Regional de Medicina do Acre, das 14h às 18h – Capacitação sobre ‘Atualizações em Urgências Urológicas’
  • 10/11/2022 – Na Secretaria Municipal de Educação, às 15h – Palestra sobre Saúde do Homem
  • 14/11/2022 – Online às 9h – Palestra sobre Diabetes Mellitus
  • 18/11/2022 – No CREA às 8h – Palestra sobre Saúde do Homem
  • 16/11/2022 – No CRM-AC, das 14h às 18h – Capacitação sobre Atualizações em Urgências Urológicas

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Jotas vence a AABB e conquista o título do Estadual Sub-16

Publicado

em

Foto FEAV: Jotas segue com a tradição de conquistar títulos no vôlei acreano

A Jotas derrotou a AABB por 3 sets a 0, com parciais 25×7, 25×12 e 25×8, nesta terça, 23, no ginásio do Meta, e conquistou o título do Campeonato Estadual Sub-16 de Vôlei Feminino.

“Fechamos o primeiro evento da temporada. A intenção é movimentar as categorias de base no primeiro semestre porque na sequência teremos as competições escolares”, declarou o diretor técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), Delmerson Abreu.

Próximo torneio

De acordo com Delmerson Abreu, a próxima competição da temporada indoor será o Estadual Sub-18.

“Vamos realizar o congresso técnico do Sub-18 e programar o início. Essas competições também servirão de base para a formação das seleções para a disputas dos torneios nacionais”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Independência fecha preparação e Eric Rodrigues vai manter equipe

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Eric e o auxiliar Faísca querem conter a ansiedade dos atletas.

Com um treino leve na manhã desta quarta, 24, no Marinho Monte, o Independência fechou a preparação para o jogo contra o São Francisco. A partida será disputada nesta quinta, 25, a partir das 17h30, no Florestão e se vencer o Tricolor voltará a ser campeão acreano depois de 25 anos.

A equipe será a mesma do clássico contra o Rio Branco com o atacante Lequinho atuando como volante ao lado de Cabeludo.

“Vamos manter a equipe. Fizemos um bom treinamento e agora é descansar para tentar conquistar o título”, disse Eric Rodrigues ao phdesporteclube.com.br

Reclamou da tabela

Mesmo muito próximo de conquistar o título, Eric Rodrigues fez duras críticas a Federação de Futebol do Estado Acre (FFAC) por causa da tabela do segundo turno.

“A tabela foi feita para beneficiar o Rio Branco e o Humaitá. Realizamos grandes partidas e chegamos na última rodada dependendo somente do nosso resultado. Rio Branco e Humaitá serão obrigados a realizar um jogo onde algum ficará sem calendário”, declarou o treinador do Tricolor de Aço.

Manter a tranquilidade

Para o atacante Lequinho, o Independência precisa manter a tranquilidade no jogo decisivo.

“Essa é uma partida importante para todos no Independência. Trabalhamos duro para chegarmos neste momento e não podemos vacilar”, afirmou Lequinho.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fade promove Campeonato Acreano de Handebol em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Foto PHD: Competição escolar terá mais de 20 equipes no Sub-14 e 17

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) promove neste fim de semana no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Cruzeiro do Sul, o Campeonato Acreano Escolar de Handebol. A competição será promovida nas categorias Sub-14 e 17 e mais de 20 equipes estão confirmadas no evento.

“Vamos realizar a sétima competição na temporada e mais uma vez estamos levando o esporte escolar para o interior. Temos um bom número de equipes confirmadas”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Congresso na sexta

João Renato Jácome confirmou para sexta, 26, a realização do congresso técnico da competição.

“É sempre importante citar as participações das escolas. Teremos um grande evento e o apoio dos diretores incentivando os alunos/atletas também é fundamental para o desenvolvimento de práticas saudáveis”, afirmou o dirigente.

Comentários

Continue lendo