Conecte-se conosco

Cotidiano

Nove em cada dez adolescentes compram cigarro em comércio autorizado

Publicado

em

Dado consta em pesquisa do Instituto Nacional de Câncer

Tabagismo, cigarrro

Nove em cada dez adolescentes, entre 13 e 17 anos de idade, conseguem comprar cigarros em locais comerciais autorizados, como padaria, cafeteria, mercados e bancas de jornal, conforme estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgado hoje (3). A venda é proibida para essa faixa etária.

O estudo, que usa dados de pesquisas escolares, mostra ainda que sete em cada dez jovens teve acesso a cigarro pela compra direta nos estabelecimentos autorizados. Entre 2015 e 2019, a venda proibida cresceu de 81,1% para 89,6%. Outro dado é que 70% dos menores de idade adquirem cigarro unitário, o que significa que os postos de venda abrem o maço de cigarros e comercializam unidades avulsas, em desacordo com a lei.

Para o diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni, os dados mostram que os adolescentes têm tido facilidade em comprar cigarros em locais onde a venda não deveria ocorrer.

“Quando se viola um maço ou embalagem de cigarro qualquer, que é produto para consumo, você está colocando em risco a integridade do produto. Não se sabe se o que havia ali dentro foi alterado”, alerta o médico. “São duas transgressões importantes. Primeiro, não cumprindo a lei em relação a vender para menores de idade e, segundo, vender o cigarro avulso, que é outra transgressão que a lei não permite”.

De acordo com Maltoni, pais, sociedade e instituições de controle devem manter vigilância no combate ao tabagismo no Brasil, mesmo com a queda em mais de 50% do número de fumantes no país. “A gente percebe que não tem conseguido avançar muito mais nessa redução. É preciso manter constantemente a atenção sobre todos esses pontos, para atuar na faixa etária em que existe oportunidade maior de fazer com que o hábito de fumar não se inicie e, portanto, o vício entre as crianças, os jovens e adolescentes”.

Desde 2019, Brasil e a Turquia são citados como dois países que adotaram todas as medidas de combate ao tabaco, estabelecidas em 2005 pelo Relatório MPOWER, da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo do diretor. “Não podemos deixar que a falta de fiscalização ou que as novas formas de fumar, como os cigarros eletrônicos, reaqueçam esse mercado com a formação de novos públicos”.

O fumo, ativo ou passivo, pode levar a diversos problemas de saúde, como doenças cardíacas, respiratórias e câncer.

Edição: Carolina Pimentel

Comentários

Cotidiano

Independência enfrenta o Andirá e vitória confirma vaga no returno

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: O meia Manga (bola) será uma das opções do Independência

Independência e Andirá se enfrentam neste sábado, 1º, a partir das 17 horas, no Florestão, em um duelo importante somente para o Tricolor. Uma vitória coloca a equipe do técnico Eric Rodrigues no segundo turno.

Rodar o elenco

O Independência realizou o último treinamento antes do confronto na manhã desta sexta, 31, no Marinho Monte, e o treinador Tricolor confirmou uma equipe alternativa.

O goleiro Matheus e o volante Pedro serão os únicos titulares para iniciar a partida.

Cumpre tabela

Eliminado do Estadual, o Andirá entra em campo somente para cumprir tabela.

Segundo o técnico João Paulo Lourenço, a equipe vai tentar marcar os primeiros pontos no Estadual.

Trio definido

Ruan Santos apita Independência e Andirá. Os seus auxiliares serão Iago Nascimento e Francisco Júnior.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Comissão disciplinar elimina Lourival Pinho e define final do Escolar de Futebol

Publicado

em

Depois de disputas no tapetão, final do Escolar finalmente foi confirmada

A comissão disciplinar da Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) eliminou o time da escola Lourival Pinho da disputa do Campeonato Escolar de Futebol. Segundo a análise realizada, inclusive, por técnicos da secretaria de Educação ocorreu uma adulteração nos documentos de um aluno inscrito pelo Lourival Pinho.

“Fizeram a mudança no sistema. Realizamos todo o processo investigativo com os técnicos da secretaria de Educação e tudo foi comprovado. Vamos encaminhar o processo para polícia e o Ministério Público”, declarou o presidente da FADE, João Renato Jácome.

CA e Dom Pedro

Colégio Acreano e Dom Pedro irão disputar o título do Campeonato Escolar de Futebol. O departamento técnico da FADE espera a liberação do campo B da Federação de Futebol para definir a data da decisão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz/Andirá faz 1º confronto contra o Fast dia 26 no Florestão

Publicado

em

Santa Cruz/Andirá ainda terá três semanas de treinamentos para o primeiro confronto

O departamento técnico da CBF confirmou as datas dos confrontos da 2ª fase da Copa do Brasil Sub-17. O Santa Cruz/Andirá vai enfrentar o Fast, do Amazonas, no dia 26 de abril, no Florestão, e a partida de volta será em Manaus, no Amazonas, no dia 3 de maio.

“Estamos trabalhando duro para esses dois jogos. A nossa missão é tentar chegar na terceira fase, que será um grande resultado”, avaliou o técnico Léo Raches.

Fez amistoso

O Santa Cruz/Andirá empatou com o Vasco por 1 a 1 nessa quinta, 30, na Fazendinha, em um duelo amistoso como parte da preparação.

“Esses amistosos são importantes porque enfrentamos equipes profissionais. A ideia é aumentar o nível de competição dos atletas”, explicou o treinador.

Chegada de reforços

A comissão técnica do Santa Cruz/Andirá avalia a chegada de reforços para os duelos contra o Fast. A prioridade é a contratação de um atacante.

Comentários

Continue lendo

Em alta