Nova rodada de pesquisa mostra queda de Tião Viana e possibilidade de 2° turno

De acordo com analistas, pelos números apresentados ainda não dá para garantir se a eleição se decidirá em um ou dois turnos.

Agência ContilNet

Pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada na noite de terça-feira (13), encomendada pela Rede Amazônica de Rádio e Televisão, mostra que o governador Tião Viana (PT), candidato a reeleição continua liderando nas intenções de voto, porém caindo alguns pontos percentuais em comparação com pesquisas realizadas anteriormente.

A mesma pesquisa mostra um empate técnico entre os candidatos Márcio Bittar (PSDB) e Tião Bocalom (DEM) que tem 19 e 18% das intenções de votos, respectivamente. O Candidato do PSOL Antônio Rocha possui 2% da preferencia do eleitorado acreano.

A pesquisa que dá conta de 6% do eleitorado votaria nulo ou em branco se a eleição fosse hoje mostra que o candidato com o menor índice de rejeição é o candidato Márcio Bittar com 14%. O candidato com maior índice de rejeição é o democrata Tião Bocalom com 28%. O democrata é seguido por Tião Viana que possui 22% de rejeição e Antônio Rocha (22%).

Apesar da liderança com folga de Tião Viana (PT) é possível notar, com bases em pesquisas anteriores, que o candidato caiu na preferencia do eleitor. Quando se compara os números do Ibope aos dados das pesquisas anterior divulgada pelo jornal O Rio Branco/Vox Populi, realizada no mês de Junho, Tião Viana caiu oito pontos percentuais.

Os números da pesquisa Ibope também mostram discrepância se comparados à outra pesquisa divulgada no mesmo dia. De acordo com dados da pesquisa Delta, encomendadas pela TV Gazeta o atual governador possui 41,84% das intenções de voto; Marcio Bittar 19,64%, Bocalom 17,04% e Antônio Rocha 0,48%. “Brancos e nulos” somam 5,08% e “Não sabem ou não responderam” 15,92%.

De acordo com analistas, pelos números apresentados ainda não dá para garantir se a eleição se decidirá em um ou dois turnos, pois mesmo Viana estando a frente da soma de seus concorrentes, considerando a margem de erro das duas novas pesquisa há um empate técnico.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima