No Brasil, o primeiro caso confirmado pelo Ministério da Saúde de Covid-19 remonta ao dia 26/02/2020. Desde então, todas a unidades federativas viram a necessidade de monitorar e se atentar a propagação da doença, uma vez que, seu avanço decorre em escala global. No Acre, os três primeiros casos registrados e confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), ocorreram no dia 17/03/2020.
Neste sentido, o Grupo de Pesquisa Hidrologia, Meio Ambiente, e Geografia dos Riscos (HMAGR), buscou elementos para tentar compreender e colaborar na compreensão do cenário de disseminação e espacialização da Covid-19, no estado do Acre.
Ciente do seu papel social e científico, o grupo tem disponibilizado uma serie de mapas, que são publicados diariamente em redes sociais, e estão disponíveis como banco de dados no site do (HMAGR). Através destas informações geoespaciais, cada cidadão pode observar, e a partir disso ter a dimensão de como a Covid-19 tem se disseminado e se espacializado nos municípios do estado.
Por: Anderson Mesquita / Fábio Lúcio