Com assessoria
As polícias junto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Acre (Gaeco) fizeram uma força-tarefa na manhã desta quinta-feira (30) para cumprir 52 mandados judiciais contra uma organização criminosa que atua em Rio Branco.
O delegado de Polícia Civil, Getúlio Monteiro, disse que a operação foi um sucesso e que após as prisões a população vai sentir paz na Cidade do Povo, região do Segundo Distrito da capital acreana.
“Eles ocupavam os maiores cargos nas organizações criminosas. Como por exemplo, tribunal do crime e cadastro de faccionados. Foram apreendidos armas e drogas e menores de idade envolvidos no crime” explicou.
Além de Rio Branco, os demais mandados expedidos foram cumpridos em Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia, a delegada da Polícia Federal, Larissa Magalhães, destacou que foram cumpridos 52 mandados judiciais, sendo 16 mandados de busca e apreensão e 36 de prisão preventiva em face de membros da Organização Criminosa conhecida como PCC (Primeiro Comando da Capital), atuantes na cidade de Rio Branco-AC.
Os mandados foram expedido pelo Juízo da Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Rio Branco-AC. Os investigados exerciam relevantes funções na facção, considerados lideranças regionais.
Os investigados exerciam relevantes funções na facção, considerados lideranças regionais. Também foram encontradas e apreendidas armas de fogo, drogas e dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Todos estão à disposição da Justiça.
Presos em operação nesta quinta ocupavam os mais altos cargos no PCC no Acre
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (30), foram divulgados detalhes de uma ação conjunta da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, em operação desenvolvida pela Força-Tarefa do Estado do Acre em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Acre (GAECO). Na ocasião foi deflagrada a ‘Operação Tabuleiro’, que tinha como objetivo desarticular as ações das organizações criminosas.
_______________
_______________
A operação foi articulada no início do segundo semestre deste ano. De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo César, a parceria fez com que a operação fosse um sucesso. “A força tarefa executou a primeira operação conjunta. Esse é o instrumento de integração da Segurança Pública. Isso se estenderá por mais tempo”, declarou.