No AC, polícia alerta sobre circulação de cédulas falsas no fim do ano

Delegado Nilton Boscaro, da Polícia Civil, diz que vítimas devem denunciar.
Pode ser preso quem usar dinheiro falso e quem repassar as notas.

Delegado Nilton Boscaro orienta sobre notas falsas
(Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

Do G1 AC

Devido às festividades de final de ano e a consequente movimentação no comércio, cresce também, segundo a Polícia Civil do Acre, a movimentação de cédulas falsas.

De acordo com o delegado Nilton Boscaro, principalmente neste período do ano, criminosos usam a tática de repassar notas com valores altos em busca do troco. Por isso, a Polícia Civil alerta para redobrar a atenção.

De acordo com o delegado Nilton Boscaro, a polícia está atenta a esse tipo de crime. Ele orienta que os comerciantes, principais alvos nesse tipo de ação, devem comunicar as autoridades para que sejam dados os encaminhamentos.

Boscaro acrescenta que é importante prestar atenção nas marcas obrigatórias que devem existir nas cédulas verdadeiras. “Associações comerciais e bancos acabam tendo caracteres nas notas que todos os comerciantes devem ficar atentos”, afirma.

O delegado ressalta ainda que, segundo a legislação brasileira, pode ser responsabilizado quem usa dinheiro falso e também quem repassa.

“Está previsto no artigo 289 do Código de Processo Penal uma pena de 3 a 12 anos para quem dolosamente, ou seja, com intenção, passa esse dinheiro falso. Aquele que recebe de boa fé, sabendo posteriormente, e introduz no mercado também responde pelo crime”, finaliza.

Polícia orienta que vítimas denunciem o crime (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

Colaborou Evely Dias, da Rede Amazônica Acre

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima