No AC, doação de sangue cai em mais de 30% devido à pandemia do novo coronavírus

Órgão busca parceria para manter estoque. Doações estão sendo feitas por agendamento para evitar aglomerações.

No AC, doação de sangue cai em mais de 30% devido à pandemia do novo coronavírus — Foto: Quésia Nogueira/Arquivo pessoal

Por Alcinete Gadelha, G1 AC

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) registrou uma queda de pelo menos 32% na capitação de sangue, nos últimos 28 dias, por causa da pandemia do novo coronavírus.

A crise no abastecimento do banco de sangue começou logo após serem registrados os primeiros casos de Covid-19 no Acre, na segunda quinzena de março. A unidade iniciou uma campanha para chamar os doadores a ajudar na manutenção do estoque.

____________

A enfermeira da captação do Hemoacre, Quésia Nogueira, informou que no mesmo período do ano passado, de 15 de março a 13 de abril, a média de doadores que compareceram ao Hemoacre era de 930 pessoas. Agora, com a pandemia, o número caiu para 630.

____________

Diariamente, a enfermeira diz que é relativa a procura por causa das campanhas que pode ter um número maior de pessoas. Mas, seguindo uma média sem as convocações, ela diz que a redução foi de pelo menos 10 pessoas.

“Depende muito do calendário de campanha. Posso dizer que a gente tinha uma média de 20 doações por dia e, hoje, a gente está com a média de oito a 10. Mas, é muito relativo”, pontua.

O Acre registrou, até domingo (12), 77 casos da Covid-19, segundo boletim diário da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

Campanhas externas suspensas

Além disso, as campanhas de coletas externas, com o ônibus, foram suspensas. Agora, o Hemoacre busca fazer parceria com condomínios para que as equipes façam captação nas casas. A previsão é que comece em maio.

“Durante o mês de abril, como é uma situação de emergência, nós fechamos parceria com o Exército e Polícia Federal. E nós estamos indo buscar”, complementou a enfermeira.

Quésia diz que uma van leva grupos de cinco para evitar aglomeração e foi montada uma tenda do lado de fora da unidade.

“A gente conseguiu dar uma estabilizada nesses últimos dias, mas, é aquela coisa, a gente nunca está tranquilo. Porque sei que para hoje tem, mas amanhã já não sei”, diz preocupada.

Agendamento

A enfermeira faz o apelo para que a população que está saudável procurar o Hemoacre e fazer as doações. Quem puder doar, pode fazer o agendamento pelo telefone (68) 3248-1380.

“A gente está trabalhando com agendamento. Eles ligam na captação de doadores, marcam o agendamento. Quem agenda, tem atendimento preferencial. Ele marca e vem naquele horário para evitar aglomeração”, pontua.

Quésia também diz para a população ficar despreocupada porque o hemocentro, mesmo sendo unidade hospitalar, atende pessoas saudáveis.

“Nós temos mencionado que a orientação é: fica em casa. Mas, nós temos um motivo justo para você sair de casa, é praticar um ato de cidadania, doando sangue. Muitos têm ajudado com alimentos, com produtos de higiene. Mas, você também pode ajudar nesse momento doando sangue”, conclui.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre