Ney Amorim comemora entrega do Centro de Iniciação ao Esporte na Capital do Acre

O deputado Ney Amorim, presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), comemorou com muita gratidão e saudosismo a entrega do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Bonsucesso FC, na Baixada da Sobral, na manhã deste sábado, 24.

Como filho da Baixada – há 45 anos seu pai, Josué Amorim, tornava-se o primeiro vereador da região, por dois mandatos consecutivos –, o parlamentar afirmou que a criação do CIE é um gesto “de respeito e de solidariedade com os moradores do local, principalmente com os mais humildes, com as famílias pobres que encontram no esporte um caminho digno para a criação de seus filhos”.

O deputado lembrou dos amigos de infância, sendo que alguns até hoje ainda jogam bola com ele nos momentos de diversão.

“Foi daqui, da nossa querida Baixada, que saíram grande nomes do nosso esporte, entre eles o Ico e o nosso Weverton [goleiro campeão olímpico da Seleção Brasileira], que assim como eu, nasceu e viveu nos campinhos de pelada daqui”, lembrou o deputado, que hoje é uma das lideranças que mais desfruta do respeito da população de Baixada da Sobral, estimada em cerca de 90 mil moradores.

Ao lado do prefeito Marcus Alexandre e do ex-ministro do Esporte do então governo Dilma, George Hilton, o presidente da Aleac saudou os movimentos comunitários, entre eles, a União das Associações de Moradores de Rio Branco e a Federação das Associações de Moradores do Acre, e lideranças religiosas, ressaltando que os esforços do prefeito também foram fundamentais para que a obra se tornasse realidade.

“Eu sei do quanto está feliz a Iziane Castro, uma das maiores estrelas da história do nosso basquete, justamente porque ela também foi uma que saiu de uma baixada, lá em São Luís do Maranhão, para brilhar no mundo”, disse Ney Amorim.

Além de Iziane, o meio-campista Zinho, tetracampeão pela Seleção Brasileira na Copa de 1994, nos Estados Unidos, foi um dos convidados a descerrar a placa de inauguração, consolidando a grande festa de entrega do ginásio do CIE.

Pelo menos 20 modalidades esportivas podem ser praticadas no local, sendo 13 olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica.

A área construída do CIE é de 21.255,39 metros quadrados, constando de uma estrutura coberta com dimensão 39mx45m, com estrutura em concreto, cobertura metálica, platibanda em telha metálica, contendo os seguintes ambientes: térreo: área dos jogos, banheiros/vestiários feminino e masculino, três salas administrativas, copa, banheiros acessíveis, escada e plataforma que dão acesso ao mezanino, que contempla área para academia e banheiro acessível.

Homenagem ao clube pioneiro no futebol da Baixada

De acordo com a direção da Associação de Moradores do Bairro Aeroporto Velho, a região onde foi construído o CIE se chamava ‘Mata do Aeroporto Velho’ devido ao matagal que tomava conta do lugar. Houve uma época em que a Mata do Aeroporto Velho era o emblema da drogadição, já que ali a juventude era atraída pelo tráfico e pelo crime. Antes disso, abrigou um campinho de futebol que acabou estimulando a criação do Bonsucesso Futebol Clube. Um dos fundadores do time foi Antônio Saraiva.

A época, entre 1970 e 1980, equipes como o Tarauacá, o Brasil e o Londrina, que eram do Bairro da Sobral, além do o time do bairro das Placas e o Vila Nova surgiram nesse período. O Bonsucesso Futebol Clube começou a disputar o campeonato organizado pela Federação Acreana de Futebol. Havia o campeonato profissional, que era a primeira divisão realizada com os times grandes, como Atlético Acreano, Rio Branco, Juventus e outros, e tinha a segunda divisão, a turma futebol amador, que reunia oito times de bairros de Rio Branco.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Assessoria