Conecte-se conosco

Acre

Não aceito ingerências do PT nem do governo no sindicato e na CUT, diz Rosana

Publicado

em

Fábio Pontes, da ContilNet Notícias

presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rosana Nascimento, dá um duro recado aos dirigentes do partido à qual é filiada, o PT: “Não permito que o partido faça ingerência no sindicato ou na Central.”  A petista vem em um embate político com o Palácio Rio Branco há pouco mais de 20 dias, quando decidiu liderar a greve dos funcionários da Educação.

A queda de braço com o governo e o partido, porém, vem desde o fim de abril, quando enfrentou e rompeu com a cúpula palaciana para se manter na presidência da CUT. O enfrentamento resultou na demissão de todos os seus aliados nas estruturas do governo e da prefeitura.

Rosana liderou o ato de protesto dos professores em greve na sede da Secretaria de Educação nesta quarta/Foto: ContilNet

Rosana liderou o ato de protesto dos professores em greve na sede da Secretaria de Educação nesta quarta/Foto: ContilNet

Sobre sua militância partidária, Rosana afirma saber separá-la de sua liderança sindical. “Eu tenho uma identificação ideológica com o PT, não uma identificação de outras pessoas que perdem suas ideologias e começam a fazer coisas da direita”, diz ela, que completa: “A minha filiação não me influencia no meu movimento sindical.”

Rosana Nascimento recebeu Contilnet esta semana na sede do Sinteac para a seguinte entrevista:

Contilnet: A senhora é uma militante bastante conhecida do Partido dos Trabalhadores, o mesmo que caminha para 20 anos de governo no Acre. Como se dá esta questão de sua militância partidária estando à frente do principal sindicato da Educação no Acre? Existe algum comprometimento?

Rosana: Primeiro que eu não sou militante partidária, eu sou filiada. A minha militância é sindical. Eu não sou militante fundadora do PT. Eu tenho uma identificação ideológica com o partido, não uma identificação de outras pessoas que perdem suas ideologias e começam a fazer coisas da direita. A minha filiação não me influencia no meu movimento sindical. Para mim é, acima de tudo, autonomia e liberdade sindical. Eu fico aborrec9da se alguém do partido me liga para querer fazer intervenção [na greve].

E isso acontece?

Tem uma figura muito interessante do partido que gosta de fazer este tipo de coisa. Mas só fez uma vez porque cortei a conversa e não permito isso. Não permito que o partido faça ingerência no sindicato ou na Central [Única dos Trabalhadores, entidade presidida por Rosana]. Não permito que pessoas do governo façam ingerência dentro do sindicato ou da central. Vamos discutir a pauta da Educação ou qualquer outra categoria diante do governo. Governos passam, mas a luta pelos nossos direitos é contínua.

"Na CUT nós fizemos uma disputa com os trabalhadores, com os sindicatos. Não permitimos que o governo interferisse, e havia pessoas do governo querendo fazer intervenção", disse Rosana

“Na CUT nós fizemos uma disputa com os trabalhadores, com os sindicatos. Não permitimos que o governo interferisse, e havia pessoas do governo querendo fazer intervenção”, disse Rosana

Assessores do governo afirmam que seu embate nesta greve se transformou numa questão pessoal por seu filho ter sido exonerado de um cargo público. Como a senhora avalia isso?

Eu acho isso desrespeitoso pois eu nunca fiz disputa de cargo no governo. Meu filho trabalhava na prefeitura de Rio Branco e sua saída se deu por conta da disputa pela CUT. As pessoas não têm a compreensão do que é o movimento sindical do que é o governo. Não somente meu filho mas pessoas ligadas a mim e à CUT também foram demitidas. Porém não uso isso para fazer disputa de pauta. O pouco que ganho na Educação dá para sustentar meus filhos, e eu os sustento. Não preciso fazer barganhas, se o precisasse teria feito na época da disputa pela CUT.

A senhora decidiu romper com o campo majoritário do PT para se manter na presidência da CUT. Como se deu este embate?

Na CUT nós fizemos uma disputa com os trabalhadores, com os sindicatos. Não permitimos que o governo interferisse, e havia pessoas do governo querendo fazer intervenção, assim como pessoas do partido foram ao nosso congresso dizendo que deveríamos suspendê-lo. Demos um basta e dissemos que aquele era um congresso da Central Única dos Trabalhadores, dos sindicatos e dos delegados, não permitindo a intervenção do governo. Não aceitamos a interferência do partido, O partido é que tem que ter proposta para os trabalhadores.

A senhora está disposta a assumir os desgastes políticos deste enfrentamento com o governo e seu partido?

Se eu me propus a isso [o movimento sindical] eu corro os riscos de qualquer desgaste político, e não me preocupo. Já começaram a espalhar que sou candidata a vereadora. Eu não sou candidata a nada. Eu assumi com o sindicato o compromisso de que não deixaria o mandato para ser candidata. Irei ficar aqui até o fim do mandato para defender a nossa pauta, goste quem gostar, doa a quem doer.

Como a senhora tem analisado todo o embate político travado entre o Sindicato da Educação e o governo? De um lado o governo trabalha para enfraquecer o movimento de greve, enquanto o sindicato tenta resistir às pressões sobre a categoria. Qual a análise dessa queda de braço?

Rosana: Eles têm feito um jogo muito pesado e duro que reúne diretores de escolas para pressionar professores e funcionários, pressionam os professores de contratos provisórios dizendo que [se aderirem à greve] vão prejudicar o estágio probatório. O servidor que não está numa situação de estabilidade no emprego tem medo de represália, de perder contrato. Pessoas do governo estão indo aos municípios dizendo que não adianta fazer greve porque não tem dinheiro, ameaçam de cortar o ponto. Nós estamos numa disputa com um poder de Estado que é muito forte.

Rosana está à frente do movimento grevista dos servidores da educação que lutam por reajuste salarial

Rosana está à frente do movimento grevista dos servidores da educação que lutam por reajuste salarial

Isso tem enfraquecido o movimento de greve?

De forma alguma. Eles afirmam que 20 escolas voltaram suas atividades, estes dados não são reais pois acompanhamos in loco o efeito da greve. Um dia fazemos movimento de rua e em outro vamos às escolas, e a cada visita conseguimos a adesão de mais uma escola. Eu nunca vi greve na Educação ultrapassar os 50%, e hoje estamos com 80% das escolas paradas, isso em Rio Branco. Em alguns municípios ela chega a 100%.

No movimento de segunda-feira que resultou no fechamento de uma das pontes do centro houve a participação de poucos servidores. Isso é reflexo do enfraquecimento da greve?

Eu não acredito nisso. Acho que a pouca participação se deu mais pela questão do tempo. Como amanheceu um pouco frio as pessoas preferiram ficar em casa a ir para o rua logo cedo. A Educação nunca teve medo de fazer movimento. Eu não acredito em pressão porque na semana passada ela existia e conseguimos fazer movimentos representativos. Mais de 1.000 servidores acamparam no prédio da Secretaria de Educação.

O governador Tião Viana alegou na última terça falta de dinheiro em caixa para conceder reajustes salariais aos servidores públicos em 2015. Como a senhora analisa esta declaração?

Ele declara com muita determinação que em 2015 não tem como atender a pauta de reivindicação. Mas nós não estamos pedindo para 2015, e sim para 2016. E nós queremos uma proposta que possa ser parcelada. Este mesmo governo, em 2011, concedeu 20% de reajuste parcelado em quatro vezes. O que não podemos é ficar com o piso achatado, pois assim ele está desde 2012, com um professor ganhando R$ 2.010. O piso dos funcionários de escola é vergonhoso.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo convoca aprovados no concurso público da Educação para inspeção médica e entrega de documentos

Publicado

em

Foto: Mardilson Gomes/SEE

O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Administração (Sead) e de Educação e Cultura (SEE), publicou o Edital nº 064 Sead/SEE, que convoca candidatos aprovados no concurso público da Educação para a etapa de inspeção médica e entrega de documentos.

A convocação considera as nomeações realizadas pelo Decreto nº 12.392-P, de 29 de janeiro de 2026. Nesta fase, foram convocados candidatos para os cargos de Professor P2 – Braile e Professor P2 – Educação Especial, contemplando vagas em diversos municípios do estado, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

Entre as localidades atendidas estão Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó, Brasileia, Plácido de Castro, Porto Acre, Mâncio Lima, Jordão, Capixaba, Bujari, Acrelândia, Epitaciolândia e Porto Walter, entre outras. A lista completa apresenta os convocados em ordem de classificação final, com indicação do cargo, localidade, número de inscrição, nome do candidato e nota obtida.

Os candidatos convocados devem atentar às orientações previstas no edital, especialmente quanto aos prazos, locais e à documentação exigida para a inspeção médica e para a entrega dos documentos, etapas obrigatórias para a efetivação da posse. O não comparecimento ou o descumprimento das exigências estabelecidas poderá resultar na perda do direito à nomeação.

The post Governo convoca aprovados no concurso público da Educação para inspeção médica e entrega de documentos appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Ieptec abre 210 vagas em oficinas de salgados, pães caseiros e bolos e tortas, em Rio Branco e Porto Acre

Publicado

em

Atualizar conhecimentos, aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho, adquirir autonomia financeira ou empreender. Essas são algumas das muitas possibilidades oferecidas pelo governo do Acre, por meio das oficinas profissionalizantes do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). São 210 vagas abertas nesta segunda-feira, 2, para Rio Branco e Porto Acre, nas oficinas de pães caseiros, de salgados fritos e de forno, e de bolos e tortas.

Matrículas estão sendo efetivadas apenas de forma presencial nos locais de realização das oficinas. Foto: Ascom/Ieptec

O único requisito para realizar a matrícula é ter a partir de 16 anos. As oficinas são gratuitas e terão duração de dez dias, sendo 4 horas-aula diárias, por turma.

Para a Escola de Gastronomia, na Cidade do Povo, capital acreana, serão formadas três turmas, uma para cada oficina. O Ieptec também abriu duas turmas na Baixada da Sobral, uma para a oficina de salgados e outra para a de bolos e tortas.

Para os moradores de Porto Acre e regiões próximas, 60 vagas foram abertas, sendo 30 para a oficina de pães caseiros e 30 para a de salgados.

Os interessados têm até sexta-feira, 6, para realizar a matrícula, mediante apresentação do RG, CPF e do comprovante de endereço. As aulas serão iniciadas na segunda-feira, 9, e se estenderão até terça-feira, 24, não havendo encontros nos feriados de Carnaval (dias 17 e 18).

Candidatos podem se inscrever em mais de uma oficina, sendo uma no período da tarde e outra à noite. Ascom/Ieptec

Para o gestor do Ieptec, Alírio Wanderley, “as oficinas da Escola de Gastronomia são sempre um sucesso. As pessoas esperam ansiosas a abertura das vagas e há muita procura por esse tipo de qualificação profissional, de curta duração. Quem faz recomenda, pela qualidade do ensino e capacitação técnica dos nossos professores”.

Todos os alunos que concluírem as 40 horas-aula de cada oficina receberão certificado de participação.

Para a população de Rio Branco

Oficinas na Escola de Gastronomia, na rua Afif Arão, s/n, Cidade do Povo, com atendimento para matrículas das 8h às 16h

  • Pães caseiros (1 turma/30 vagas): aulas das 18h às 22h;
  • Salgados fritos e de forno (1 turma/30 vagas): aulas das 18h às 22h;
  • Bolos e tortas (1 turma/30 vagas): aulas das 13h às 17h.

Oficinas na Escola João Paulo II, na rodovia AC-90, km 3, nº 659, bairro Sobral, com atendimento para matrículas das 8h às 16h

  • Salgados fritos e de forno (1 turma/30 vagas): aulas das 18h às 22h;
  • Bolos e tortas (1 turma/30 vagas): aulas das 18h às 22h.

Para a população de Porto Acre

Oficinas na Escola Estadual Rural União e Progresso, na Vila Caquetá, km 72 da BR-317 (estrada de Boca do Acre), zona rural de Porto Acre

  • Pães caseiros (1 turma/30 vagas): aulas das 18h às 22h;
  • Salgados fritos e de forno (1 turma/30 vagas): aulas das 13h às 17h.

The post Ieptec abre 210 vagas em oficinas de salgados, pães caseiros e bolos e tortas, em Rio Branco e Porto Acre appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito de Rio Branco participa de posse do novo Procurador-geral de Justiça do MPAC

Publicado

em

A Solenidade de Posse foi realizada no auditório do Detran, em Rio Branco, e reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de membros, servidores e convidados

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou na noite da última sexta-feira (30), uma sessão solene de posse da nova administração para o biênio 2026-2028. O evento foi realizado no auditório do Detran, em Rio Branco, e reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de membros, servidores e convidados, entre eles, o Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

O chefe do Executivo municipal destacou a união e atuação harmônica entre os poderes constituídos como fator primordial e benéfico para população.

O prefeito destacou a união e atuação harmônica entre os poderes constituídos como fator primordial e benéfico para população. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Esse trabalho de parceria, que sempre aconteceu entre a Prefeitura de Rio Branco, durante a nossa gestão, com o Ministério Público, vai continuar da mesma forma. O Dr. Oswaldinho (o procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto), esteve lá me visitando, foi uma visita espetacular, é uma pessoa que a gente sabe que tem uma experiência acumulada muito grande, e não tenho dúvida nenhuma que a parceria vai continuar, porque todos nós estamos pensando no bem da sociedade, e algumas vezes a gente sabe que a lei é bastante dura, e o Ministério Público tem que cobrar que se realize o que está escrito na lei, e a gente realiza aquilo que é possível, nem sempre é possível fazer tudo aquilo que a lei pede, mas sempre se tem um bom termo, um bom acordo e quem sai ganhando com isso é a nossa sociedade”, destacou o gestor municipal, enfatizando ainda que com pouco recurso, a Prefeitura tem melhorado muito o atendimento e as demandas, principalmente no atendimento a crianças e adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade.

O gestor municipal, enfatizou ainda que com pouco recurso, a Prefeitura tem melhorado muito o atendimento e as demandas, principalmente no atendimento às crianças e adolescentes e as pessoas em situação de vulnerabilidade. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O gestor municipal, enfatizou ainda que com pouco recurso, a Prefeitura tem melhorado muito o atendimento e as demandas, principalmente no atendimento às crianças e adolescentes e as pessoas em situação de vulnerabilidade.

“O Ministério Público tem consciência plena de que a gente está fazendo muita coisa com o pouco dinheiro que a gente tem. Nós melhoramos muito o atendimento à criança e adolescente, nós melhoramos muito o atendimento às pessoas quando tem a alagação, as famílias, nós melhoramos muito a cara da nossa cidade, enfim, a gente tem feito um grande trabalho aonde o próprio Ministério Público tem reconhecido”, frisou o prefeito.

O procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, também destacou o trabalho com foco na garantia dos direitos dos cidadãos e a harmonia entre os poderes. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, também destacou o trabalho com foco na garantia dos direitos dos cidadãos e a harmonia entre os poderes.

“É princípio constitucional. A harmonia é a independência dos poderes. Nós não só iremos fazer isso, como temos o dever de manter uma relação harmônica com todos os poderes e instituições de Estado, porque todos nós temos uma única finalidade, o bem comum e a paz social. Acima de tudo, defender os direitos fundamentais da população acreana. E nós iremos focar, prioritariamente, nav defesa da criança e do adolescente e da segurança pública”, afirmou.

 

<p>The post Prefeito de Rio Branco participa de posse do novo Procurador-geral de Justiça do MPAC first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo