fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Mutirão da Cidadania atende assentados do Incra em Assis Brasil

Publicado

em

DSC_8458

O Incra/AC, através da prestadora de serviços em assistência técnica, Consuplan, em parceria com MDA, realizou neste fim de semana o Mutirão da Cidadania para cerca de 600 famílias dos assentamentos Paraguaçu, Porto Carlos e Santa Quitéria, em Brasiléia e Assis Brasil, disponibilizando um leque de serviços em fornecimento de documentos a atendimento médico

Serviços como o fornecimento de Carteira de Identidade, CPF e até Registro de Nascimento são bastante procurados nesse tipo de mutirão, tendo em vista se tratar de comunidades residentes em locais distantes no meio rural, segundo informes do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural do MDA, responsável por essas atividades.

Já o atendimento médico com consultas em atendimento básico e em caráter de triagem para encaminhamentos de casos que demandam exames nas diferentes especialidades médicas é feito a indicação para o SUS. Serviços bastante procurados nos mutirões.

Palestras educativas, esclarecimentos sobre o acesso a políticas públicas, assim como atividades recreativas para as crianças, adolescentes e a comunidade em geral garantiram utilidade pública e entretenimento durante a realização dos serviços.

DSC_8465

R$ 2 milhões em créditos

No evento foram assinados contratos para liberação, pelo Incra, de R$ 2 milhões de reais em créditos instalação nas modalidades apoio inicial, fomento e fomento mulher, para atender 300 famílias.

Recursos que serão investidos para fomentar a produção, com foco em atividades desenvolvidas sobre a gestão das mulheres. A assentada Lioneide, repatriada pelo Incra e assentada do PDS Porto Carlos, mãe de 5 filhos, ficou satisfeita por ser a primeira a assinar o contrato do crédito fomento mulher, que será investido na criação de aves caipira.

Também foi anunciado pelo Incra investimentos de 800 mil reais do Programa Terra Sol para construção de um abatedouro de aves caipira e semi-caipira. A ordem de serviço para início das obras será expedida pelo INCRA nas próximas semanas e o empreendimento beneficiará 154 famílias dos projetos de assentamento.

Família utiliza serviços

O casal Altino Sabala de Mendonça, 72 e Isabel Dias da Silva, 52, assentados do PDS Porto Carlos fazem parte das mais de 500 famílias que habitavam a faixa de fronteira boliviana e foram reassentadas pelo Incra do lado brasileiro.

Eles comemoram agora terem um lote de 25 hectares no seu próprio país e já estarem produzindo mandioca, frutas, verduras, legumes, criação de galinhas em pouco menos de três anos. “Temos tanto orgulho de ter sido acolhidos pelo Incra em nosso país que o nome da nossa colônia é Amanhecer no ramal Liberdade”, comemorou .

Durante o mutirão a família pode documentar as filhas Raquel, Ruthe, Ester e Ezequiel e o casal pode requerer a segunda via de documentos perdidos durante os anos de trabalho dentro da Bolívia, quando residiram por anos na comunidade boliviana Santa Lourdes.

“Estamos satisfeitos em tirar todos os documentos, sem precisar se deslocar até a cidade, sem precisar gastar e ainda com almoço e diversão. Só temos a agradecer as pessoas que vêm aqui nos servir e ainda no fim de semana”, observou Altino.

Comentários

Continue lendo

Acre

Descaminho: 2280 desodorantes apreendidos em 02 (dois) veículos

Publicado

em

Por

Na tarde desta quinta-feira (25), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 2280 desodorantes, de procedência estrangeira, sem o desembaraço aduaneiro, na cidade de Senador Guiomard/AC.

Os produtos estavam distribuídos em dois veículos de passeio, abordados pela equipe da PRF, após acionamento da Central de Comando e Controle.

Os condutores de ambos veículos, informaram que a carga teve origem em Puerto Evo na Bolívia, entrando no país por Plácido de Castro/AC e que teria como destino final Rio Branco/AC.

Os veículos e a mercadoria foram encaminhados à Receita Federal na capital Acreana.

Previsto no art. 334 do Código Penal, o crime de Descaminho que é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria, representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.

Fonte: PRF AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereador Samir Bestene defende revisão no Plano Diretor de Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador Samir Bestene cobrou do Executivo o envio do Plano Diretor de Rio Branco para análise na Câmara Municipal. O parlamentar defende uma revisão detalhada a fim de se adequar as necessidades atuais da Capital. “A cidade já cresceu demais, tem muita coisa o que se fazer, o que se mudar neste plano diretor, e ser discutido aqui na câmara de vereadores”, disse ele.

O vereador citou exemplos de problemas enfrentados devido à falta de atualização do Plano Diretor, como a irregularidade de comerciantes que operam sem alvará de funcionamento e as restrições impostas aos postos de combustíveis.

“Os empresários não podem investir porque nas ruas também não é permitido, então isso precisa ser debatido, isso é um atraso para a nossa economia, nós já moramos num município que dependemos muito do poder público e ele tem que facilitar a vida das pessoas que querem investir.”

Ele também mencionou a dificuldade de investimento em determinadas regiões e destacou a importância do plano na geração de empregos e renda, mas questionou a falta de ações para realizar esse objetivo. “A função social da cidade de Rio Branco é promover a geração de emprego e renda, estimulando investimento em funcionamento das atividades, no papel isso é muito lindo, mas cadê isso na prática?”

O vereador finalizou pedindo para que a gestão municipal envie a atualização do Plano Diretor para a Câmara Municipal, para ser discutida, a fim de desbloquear oportunidades de investimento e impulsionar a economia local. “Fica essa cobrança, que a gestão mande para essa casa o mais rápido possível a atualização do Plano Diretor para facilitar a vida dos empreendedores do município para gerar emprego e renda que é o que tanto nós precisamos.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

João Marcos Luz destaca avanço na execução do programa Asfalta Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador João Marcos Luz pontuou sobre as obras do programa Asfalta Rio Branco. A fala ocorre durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira, 25. De acordo com o parlamentar, a execução está ocorrendo em alguns bairros da cidade, entre eles, Tancredo Neves, Jorge Lavocat e Defesa Civil, e também nas regiões do Irineu Serra, Alto Alegre e Montanhês.

“De fato, agora, concretamente, o Asfalta Rio Branco está a pleno vapor na região do Irineu Serra, e na região do Alto Alegre e Montanhês.”

O vereador alegou ainda que no momento a gestão municipal está priorizando os corredores de ônibus e as transversais, com o intuito de melhorar a mobilidade urbana. Segundo João Marcos Luz, o trabalho de obras na região, está sendo um trabalho de qualidade.

“É muito importante que a população entenda que neste primeiro momento as prioridades são os corredores de ônibus, e posterior, é obviamente as transversais, hoje finalizou a rua sete de setembro do alto alegre, e agora começou na rua principal do montanhês, nós já estamos verificando que de fato, pelo menos até agora, o trabalho é de muita qualidade.”

Ele também enfatizou a importância das obras de infraestrutura, como a revitalização de praças e espaços de lazer, e citou a revitalização da praça na região da Defesa Civil e a inauguração de uma quadra no Tancredo Neves, comentando que proporciona entretenimento e bem-estar para os moradores locais.

João Marcos Luz finalizou argumentando que, apesar dos desafios enfrentados, como a burocracia para liberação de recursos, a gestão municipal tenta atender as expectativas da população. “Isso mostra que o poder público atende as expectativas das pessoas, e é isso que nós queremos, cada vez mais Rio Branco feliz, as comunidades felizes, com segurança, e tudo isso só se faz com dinheiro e investindo bem o pouco que nós temos.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo)

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo