Município de Brasiléia dá início a Feira do Peixe com 15 toneladas

A prefeitura de Brasiléia em parceria com o governo do Estado do Acre, SEBRAE e Coopegrãos, iniciou nesta quarta-feira, 12, na feira municipal Maria Florêncio, a Feira do Peixe e agricultura familiar do município.

A feira, que já está em sua 5ª edição, vem se tornando uma tradição na cidade, mas apenas este ano contou com o total apoio e participação da prefeitura municipal. Além do espaço, a prefeitura de Brasiléia envolveu todas as suas secretarias no evento, desde a  de  agricultura até a de ação social, tendo em vista que a feira mobiliza vários setores da economia do município.

Piscicultores, agricultores, artesãos, cozinheiros e uma infinidade de produtores e comerciantes expuseram seus produtos nas várias tendas dispostas na feira municipal. Além de uma variedade de produtos, a feira conta com uma extensa programação cultural, que vai desde torneio de dominó, concurso de gastronomia, espaço de lazer para as crianças, até show de talentos, dando espaço para os artistas da terra mostrarem seu trabalho e entreterem os visitantes e os expositores presentes na feira.

Um dos principais objetivos da feira do peixe e agricultura familiar é movimentar a economia do município pegando uma carona neste feriado da semana santa, onde os pratos consumidos são em sua grande maioria feitos com peixes regionais. Estima-se que cerca de 15 toneladas de peixes serão vendidas durante os 3 dias da feira, que irá até o dia 14 de abril.

A deputada estadual Leila Galvão, estava presente na feira e  falou sobre a importância da mesma para o município.

“A Feira do Peixe já vem se tornando tradição em nosso município e gera uma expectativa bem grande por parte dos produtores em relação a estes 3 dias de comercialização, principalmente agora com a ajuda e apoio da prefeitura de Brasiléia. Quero aqui fazer esse reconhecimento a prefeita, Fernanda Hassem, e toda sua equipe, que não vem medindo esforços para a realização desta feira, ao governo do estado do Acre, que também é um grande parceiro nosso e acredita no pequeno produtor, ao SEBRAE que tem esse conhecimento e vem nos ajudando imensamente com essa parte técnica, e o nosso gabinete que está sempre a disposição para ajudar no que for preciso. Além de ajudar o pequeno produtor, a feira já é destino certo para os moradores de Brasiléia e municípios vizinhos, que vem até aqui para comprarem um peixe fresco, verduras de boa qualidade, além de curtir todo esse espaço cultural que foi proporcionado esse ano”.

A diretora técnica do SEBRAE, Sidia Gomes, nos esclarece como a feira movimenta a economia familiar destes pequenos produtores.

“Esta feira é muito importante, pois além de termos aqui os nossos piscicultores temos agricultores, artesãos e outros ligados aos pequenos negócios. Nós do SEBRAE estamos muito felizes com a realização desta feira do peixe e agricultura familiar. Já estamos realizando este trabalho a algum tempo e desta vez contamos com a ajuda da prefeitura do município, o que facilita ainda mais o nosso trabalho. De mãos dadas com a prefeitura, começaremos ainda este ano um projeto de piscicultura que irá fortalecer ainda mais a cadeia produtiva aqui do município, esta feira é apenas um ensaio para um grande projeto futuro, onde vemos que será bastante promissor devido ao mercado de fronteira, acredito que este será o início de uma grande parceria em relação a piscicultura de Brasiléia”.

Além dos piscicultores, os agricultores também criam grandes expectativas para a feira e externam a importância da agricultura familiar para o produtor rural.

“Esta feira, para muitos de nós produtores, é a única renda que temos. A feira do peixe e agricultura familiar fora de época é um bom complemento a nossa renda, pois aqui tem um número maior de compradores e vendemos muito mais que em dias de feira normal. Estamos aqui todos os domingos e daqui tiramos nossa renda, então para todos nós estes 3 dias é uma “mão na roda” para conseguirmos vender toda nossa produção”, declara a agricultora, Cleide Lucia da Silva.

A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, não poderia deixar de estar presente nesta festa e ao declarar aberta oficialmente a feira, ressaltou que a feira do peixe fomenta não só a economia do município como também o turismo e o comercio,  pois atrai visitantes de todo o estado.

“Já na abertura vemos o contentamento dos expositores e visitantes, um grande movimento neste dia inaugural, movimento este que só era visto a partir do segundo dia de feira. Este ano resolvemos inovar, trazendo vendas de comidas, concursos gastronômicos e toda essa pluralidade cultural que vocês podem conferir. O sentimento é de felicidade. A feira do peixe representa realmente a fomentação da economia e a geração de emprego e renda para o município, onde o produtor vende mais e a família pode comprar produtos mais frescos e rechear sua mesa durante este feriado, sobre tudo pelo  alto consumo de peixe durante a semana santa.

Eu gostaria de agradecer a todos os nossos parceiros, o SEBRAE, o governo do estado do Acre, aqui presente através da secretaria de pequenos negócios, a coopegrãos, que lá atrás acreditou na feira mesmo quando ninguém acreditava e a toda a equipe da prefeitura que tem se empenhado para o bom funcionamento do evento. E eu convido a todos para virem visitar a nossa feira, venha comprar, venha se divertir com nossas atrações culturais, venha tomar café, almoçar e jantar nos restaurantes que estão aqui na feira do peixe, que vai funcionar terça e quarta-feira até as 20:00 e na sexta-feira até as 12:00. Agradeço de coração a todos que participaram e acreditaram neste projeto, agradeço aos comerciantes, a imprensa, pela ampla divulgação, a câmara de vereadores pela parceria, e o espirito é esse, temos de nos unir para juntos construirmos a Brasiléia que queremos”, ressaltou a prefeita, Fernanda Hassem.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima