Mulheres denunciam falta de ajuda de custo no TFD

Grupo realizou protesto em frente à sede da Sesacre

Um grupo de mulheres se reuniu para denunciar a falta de pagamento de ajuda de custo pelo TFD (Tratamento Fora de Domicílio). Elas têm o direito garantido que o Estado pague para que elas façam tratamento em outros estados. Mas, apesar disso, asseguram que o benefício não tem sido pago há mais de um ano.

Francisca da Silva Ferreira faz tratamento contra a Doença de Chagas desde 2013. Ela disse ter gasto R$ 2,6 mil só em exames para diagnosticar a doença, já que pelo hospital público não foi possível saber as causas de suas dores.

Após descobrir o que realmente tinha, ela conseguiu garantir o tratamento em São Paulo pelo TFD, mas como a ajuda de custo (que serviria para pagar estadia e alimentação) não tem sido paga, ela se vira como pode.

“Eu, por exemplo, fiz bingo, feijoada, pedindo ajuda pra um e pra outro, um quilo de feijão, a carne pra poder custear minha viagem”, indigna-se.

Mas, como o dinheiro arrecadado nem sempre é suficiente, doente e desempregada, ela se vê em uma situação bastante complicada. “A situação é bem difícil porque as passagens eles dão, mas a ajuda de custo que a gente dá entrada pra quando chegar lá o dinheiro estar na conta, a gente vai e volta e nada”.

Outra que passa pela mesma situação de Francisca é Maria Conceição Lima. Era vendedora autônoma, mas teve que largar a profissão para conseguir fazer o tratamento contra o câncer de mama em Porto Velho-RO.

Ela aguarda por uma posição do TFD quanto à ajuda de custo a que tem direito. “É muito difícil porque eu dependo da ajuda de custo do TFD. Eu não trabalho e não tenho família. Como eu não estou recebendo a ajuda, eu não tenho nem onde eu ficar. Outro problema é que não tenho como pagar acompanhante e o hospital não aceita paciente sem o acompanhante”.

Maria conta também que contraiu dívidas para fazer o tratamento. Sem ter como custear, pediu emprestado para devolver quando o TFD depositasse o benefício. “O que a gente precisa é de uma data definitiva, porque eu peguei dinheiro emprestado. Eu estou devendo à casa de apoio, eu preciso comprar remédio, a minha alimentação”, pontuou.

A paciente conta ainda que, estava em Cacoal fazendo tratamento. Retornou a Rio Branco porque já não tinha mais recursos para manter-se lá. “Estou passando precisão tanto pra comprar medicação, quanto na minha alimentação e pra pagar a casa de apoio. Estou aqui porque estava sem acompanhante e eu estava passando necessidades”.

Sebastiana Pereira da Silva há três anos descobriu o câncer mama. Fez o tratamento, mas a doença evoluiu para o pulmão. Ela conta que não recebe o auxilio desde o ano passado e agora o médico do Acre que trata do caso dela quer que ela faça tratamento aqui e não mais em Rondônia. Só que ela alega que isso não é viável por conta do acesso à medicação.

“Tem vezes que a gente vai pra Porto Velho não tem dinheiro nem pra comprar alimentação. A medicação é muito cara e eles querem me trazer pra cá. O Estado teria que pagar, mas o governo não paga nem um medicamento de trezentos reais, imagina se vai ter como pagar o remédio que eu preciso que é de dez mil setecentos e cinquenta reais? E estou conseguindo meu remédio lá e aqui eu sei que não vou conseguir”, declarou Sebatiana já aos prantos.

Com a situação cada vez mais complicada, os pacientes ficam sem ter a quem recorrer. “Já pensei em desistir do tratamento, porque eu não tenho a quem pedir ajuda. A única esperança é que o governo, o secretário de Saúde, libere o pagamento, pelo menos os atrasados”, disse Maria.

Sesacre responde

Em relação a ajuda de custo em 2016, o TFD disse que estão em dias. As solicitações referentes ao mês de abril já estão sendo viabilizados os trâmites para pagamento.


Fonte: agazeta.net

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima