Mulher baleada pelo ex no Acre tem lesão no cérebro e fala comprometida, diz família

Jacicleia Vieira está internada no Pronto-Socorro de Rio Branco desde junho, quando foi baleada pelo ex no bairro Santa Helena.

Por Aline Nascimento

Após mais de um mês, Jacicleia de Castro Vieira, de 39 anos, segue internada no Pronto-Socorro de Rio Branco lutando pela vida.

Atingida com três tiros pelo ex-companheiro em junho, Jacicleia tem uma lesão no cérebro que compromete os sentidos e não consegue falar, segundo a família.

No dia do crime, a vítima retornava da cidade de Senador Guiomard no carro dela com um homem de 31 anos, quando foi perseguida pelo suspeito no bairro Santa Helena, região do Segundo Distrito da capital acreana. Ao encostar o carro ao lado da mulher, o ex-companheiro atirou três vezes.

Ela passou por cirurgia na cabeça e foi internada em estado gravíssimo na UTI do Pronto-Socorro. Três dias após o crime, o suspeito de atirar em Jacicleia se entregou na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam). Ele confessou o crime e foi indiciado por feminicídio tentado.

“Ela está melhor, esteve entre a vida e a morte, está em coma, mas não corre mais risco de morte, segundo os médicos. O cérebro dela ainda está muito inchado, a evolução do cérebro é a que mais demora. A parte da garganta, cordas vocais arrancou tudo. Ela vai falar, é reversível, mas falam que quando tiver alta pode viajar para fazer cirurgia. Até lá não vai falar”, explicou o irmão de Jacicleia, Joney de Castro Vieira.

Sem previsão de alta

Ainda segundo o familiar, a mulher ainda não tem previsão de alta do hospital. A família foi aconselhada a comprar alguns equipamentos médicos para ajudar na recuperação de Jacicleia.

“A veia que manda oxigênio foi apertada pelo projétil e não jogou oxigênio para o cérebro e deu uma lesão. Ela teve duas paradas cardíacas, uma de sete minutos e outra de dez minutos na sala de cirurgia”, relembrou.

Campanha

Jacicleia é estudante de gestão hospitalar e gestão em saúde pública na Faculdade Sensu Acre. Para ajudar a aluna, a coordenação da faculdade iniciou uma campanha entre os estudantes para arrecadar dinheiro e ajudar a adaptar o quarto e banheiro de Jacicleia.

“Estamos fazendo uma arrecadação de R$ 70 por aluno. No decorrer do curso, os alunos têm que ter uma carga horária de 100 horas extra classe, mas os que tiveram devendo essas horas pagam R$ 70 para o irmão da Jacicleia e a gente dá as horas para eles. Vamos falar o balanço no final do mês, começamos na sexta [3]”, falou o coordenador Marcos Mustafá.

Indiciamento

A delegada Elenice Frez, responsável pelas investigações, disse que concluiu o inquérito no dia 28 de junho. Ela destacou que a vítima tinha uma medida protetiva contra o ex-companheiro.

“Ele assumiu que tinha efetuado os disparos, mas que a intenção não era acertar ela e sim terceiros que estavam no carro. Mas, isso é uma coisa muito difícil de acreditar porque acertou três vezes nela, é uma alegação vazia. O inquérito foi enviado à Justiça, ele tem outro crime de ameaça, mas esse corre lá por Senador Guiomard”, concluiu.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre