MPF acusa Leila Galvão e seu ex-secretário de finanças por improbidade administrativa após investigação da PF

Ex-prefeita de Brasiléia pelo PT, Leila Galvão e seu secretario de finanças, estão sendo denunciados pelo MPF – Foto: arquivo

Da Redação

A ex-prefeita de Brasiléia Ana Leila Galvão Maia e seu ex-secretário de finanças do município Antônio Francisco Viana Pacífico, são denunciados pelo Ministério Público Federal por improbidade administrativa. A denuncia é baseado no inquérito da Policia Federal nº 030/2011 que investigou todos os procedimentos de licitação envolvendo os recursos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PTI.

De acordo com o inquérito da Policia Federal que o MPF se baseou para fazer a denuncia contra a ex-prefeita de Brasiléia e seu secretário. Os gestores não cumpriram com a Lei 8.666/2011, ao fazer a dispensa de licitação na compra de materiais alimentícios, material de limpeza, e material de expediente, além de serviços prestados por pessoa jurídica.

Os valores que chegam a mais de R$ 13.073,00 extrapolou o inciso II do o art. 24 da Lei nº 8.666/93. Todo o material que comprovam as irregularidades e constatam o delito praticado por Leila Galvão e seu ex-secretário estão especificados no relatório de fiscalização º 01668 da Controladoria-Geral da União.

Segundo o inquérito da Policia Federal os procedimentos relacionados à compra dos matérias oriundos do PETI eram solicitados diretamente à Prefeita de Brasiléia, a qual após autorizar o gasto, encaminhava a demanda ao Secretário de Finanças para executar os pagamentos sem haver os processos licitatórios obrigatórios.

O inquérito da Policia Federal foi recebido pelo MPF que denunciou Leila Galvão Maia e Antônio Francisco Viana Pacífico por improbidade administrativa. Na semana passada os meios de comunicação informaram que o Ministério Público Estadual também denunciou a Leila Galvão por facilitar que seu cunhado ganhasse a licitação referente à autorização de administração da antiga Pousada Vila Brasília.

Leila Galvão que é candidata a deputada estadual pelo PT também é acusada por desviar recursos do Bolsa-família durante sua gestão e confessar o ato em depoimento a justiça.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima