MPAC recebe visita da diretoria da Abin e reforça parcerias

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro do Nascimento, recebeu nesta quarta-feira, 22, a alta direção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A visita teve o objetivo de reforçar a colaboração entre os órgãos no compartilhamento de informações e nas ações de capacitação.

Estavam presentes no encontro o diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Corrêa, o diretor-adjunto, Marco Cepik, o secretário de Planejamento e Gestão, Rodrigo de Aquino, e o superintendente estadual, Éder Manfrin Nonato.

A reunião abordou também a cooperação para o fortalecimento do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). Presidido por Danilo Lovisaro, o grupo atua em parceria com diversas instituições, incluindo a Abin, com o objetivo de uniformizar e aprimorar as ações contra o crime organizado em todo o país.

Na ocasião, Luiz Fernando Corrêa explicou o novo modelo de gestão adotado na Agência, que utiliza metodologias de processos para garantir rastreabilidade e auditabilidade. Ele também comentou sobre a nova legislação do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), que proporciona maior funcionalidade à comunidade de inteligência.

Danilo Lovisaro destacou a importância da capacitação oferecida pela Abin ao Ministério Público e ressaltou a longevidade da parceria entre as instituições. Ele ressaltou ainda a importância da atuação colaborativa com a Abin para o fortalecimento do GNCOC.

“A Abin é parceira de todos os momentos, uma instituição de altíssimo gabarito e conceito, sempre nos apoiando na formação e na troca de informações de maneira muito rica”, afirmou o procurador-geral.

Pelo MPAC, também esteve presente na reunião o coordenador do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor de Justiça Bernardo Fiterman Albano, secretário executivo do GNCOC.

Com informações da Abin
Fotos: Tiago Teles

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Compartilhar
Publicado por
A Gazeta