fbpx
Conecte-se conosco

Acre

MPAC recebe visita da diretoria da Abin e reforça parcerias

Publicado

em

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro do Nascimento, recebeu nesta quarta-feira, 22, a alta direção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A visita teve o objetivo de reforçar a colaboração entre os órgãos no compartilhamento de informações e nas ações de capacitação.

Estavam presentes no encontro o diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Corrêa, o diretor-adjunto, Marco Cepik, o secretário de Planejamento e Gestão, Rodrigo de Aquino, e o superintendente estadual, Éder Manfrin Nonato.

A reunião abordou também a cooperação para o fortalecimento do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). Presidido por Danilo Lovisaro, o grupo atua em parceria com diversas instituições, incluindo a Abin, com o objetivo de uniformizar e aprimorar as ações contra o crime organizado em todo o país.

Na ocasião, Luiz Fernando Corrêa explicou o novo modelo de gestão adotado na Agência, que utiliza metodologias de processos para garantir rastreabilidade e auditabilidade. Ele também comentou sobre a nova legislação do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), que proporciona maior funcionalidade à comunidade de inteligência.

Danilo Lovisaro destacou a importância da capacitação oferecida pela Abin ao Ministério Público e ressaltou a longevidade da parceria entre as instituições. Ele ressaltou ainda a importância da atuação colaborativa com a Abin para o fortalecimento do GNCOC.

“A Abin é parceira de todos os momentos, uma instituição de altíssimo gabarito e conceito, sempre nos apoiando na formação e na troca de informações de maneira muito rica”, afirmou o procurador-geral.

Pelo MPAC, também esteve presente na reunião o coordenador do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor de Justiça Bernardo Fiterman Albano, secretário executivo do GNCOC.

Com informações da Abin
Fotos: Tiago Teles

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Brasiléia realiza o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia, por meio das Secretarias de Educação e de Assistência Social, promoveu o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF.

O evento que aconteceu nesta quinta-feira, 20, no auditório Maria da Paz tem como objetivo de promover um espaço de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para a infância e adolescência.

O fórum contou com a presença de diversas autoridades e representantes da comunidade, entre os participantes estavam a prefeita Fernanda Hassem, a articuladora do Fórum no município, Elizângela Ferreira, o vereador João Rocha, a secretária municipal de educação, Francisca Oliveira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Joana Bandeira, a coordenadora do Núcleo Estadual de Educação, Maria Cecília Carvalho, Namy Emília do Núcleo de Adolescente de Brasiléia, Gleyciane Jerônimo, presidente do Conselho Tutelar, além de estudantes e gestores escolares da rede municipal e estadual e secretários municipais.

O 2º Fórum Comunitário é uma das grandes etapas do projeto Selo UNICEF e serve como um momento crucial para o planejamento e avaliação das políticas públicas direcionadas às crianças e adolescentes no município.

A iniciativa busca fortalecer a participação comunitária e garantir que as ações e programas desenvolvidos atendam efetivamente às necessidades da juventude local.

Namy Emília, representante do Núcleo de Adolescente de Brasiléia, enfatizou a importância de ouvir as vozes dos jovens na formulação das políticas públicas:

“É fundamental que nós, jovens e adolescentes, tenhamos espaço e voz nesses fóruns. Nossa perspectiva é essencial para que as políticas públicas atendam verdadeiramente às nossas necessidades. Queremos ser parte ativa na construção de um futuro melhor para nossa comunidade”, disse Emília.

A prefeita Fernanda Hassem ressaltou a importância do fórum como um espaço democrático e inclusivo, onde todos têm a oportunidade de contribuir para a construção de um município mais justo e acolhedor para as crianças e adolescentes. “O nosso compromisso é garantir que todas as crianças e adolescentes de Brasiléia tenham acesso a uma educação de qualidade, saúde e proteção. Este fórum é fundamental para ouvirmos a comunidade e juntos construirmos políticas públicas mais eficazes”, afirmou a prefeita.

Comentários

Continue lendo

Acre

Entregador sofre fratura exposta após ser arremessado a 30 metros em colisão envolvendo três veículos na Avenida Ceará

Publicado

em

Na noite desta quinta-feira (20), o entregador Oziel da Silva Afon, de 33 anos, ficou gravemente ferido após se envolver em um acidente com dois carros na Avenida Ceará, no bairro Dom Giocondo, em Rio Branco.

Segundo testemunhas, Oziel trafegava no sentido bairro-centro em uma motocicleta Titan preta, placa QWM-3150. À frente, estavam um Toyota Yaris preto, placa QLZ-2259, e um Toyota RAV4 preto, placa QLZ-4403. O acidente ocorreu quando o RAV4 tentou mudar da faixa direita para a esquerda, mas voltou repentinamente para a direita, colidindo com o Yaris. Após o impacto, o Yaris bateu em um poste de energia elétrica.

Oziel, que vinha logo atrás, não conseguiu desviar a tempo e colidiu violentamente na traseira do Yaris, sendo arremessado a uma distância de 30 metros. O entregador sofreu uma fratura exposta na perna direita, com rompimento de artéria.

Os motoristas dos veículos envolvidos no acidente pararam imediatamente para ajudar a vítima e acionaram a polícia e uma ambulância. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou rapidamente ao local com uma ambulância de suporte avançado. Os socorristas estabilizaram Oziel e o encaminharam ao pronto-socorro de Rio Branco, onde seu estado de saúde foi considerado grave.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para a realização dos trabalhos de perícia. Após a análise pericial, os veículos Yaris e RAV4 foram liberados. A motocicleta de Oziel, que ficou com a frente destruída, foi entregue a amigos da vítima.

As autoridades continuam investigando as circunstâncias do acidente para determinar responsabilidades e prevenir futuros incidentes na região. A pronta ação dos motoristas e dos serviços de emergência foi crucial para garantir a rápida assistência à vítima, que permanece sob cuidados médicos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Em videoconferência vice-governadora Mailza Assis defende rotas de integração entre o Acre e o Peru

Publicado

em

Por

Em videoconferência realizada no final da tarde desta quinta-feira, 20, a vice-governadora Mailza Assis defendeu as rotas de integração entre o Acre e o Peru como ações estratégicas para o fortalecimento da economia regional. A reunião remota contou com a participação do governador da região de Ucayali, Manuel Gambini Rupay, o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, Luiz Gonzaga.

Reunião remota foi preparatória para o encontro de integração Acre – Ucayali que acontecerá no dia 12 de julho deste ano. Foto: Jairo Carioca/Seict

“A integração entre o Brasil e o Peru por meio do Acre vai gerar riquezas não somente para o nosso estado, mas para toda região” disse a vice-governadora.

No dia 12 de julho, acontece em Cruzeiro do Sul, o Encontro de Integração Acre – Ucayali, com o objetivo de dar continuidade às articulações que visam a realização de um voo regional entre as cidades peruana e brasileira, além da retomada do diálogo para construção de uma rodovia que ligaria o Acre ao Peru via Pucallpa. A vice-governadora Mailza Assis aproveitou para convidar Manoel Gambini para participar da agenda de governadores da Rota Quadrante Rondon programada para acontecer dias 9 e 10 de julho, em Rio Branco.

“Consideramos essas duas agendas estratégicas e fundamentais para o fortalecimento da nossa economia, do turismo e do desenvolvimento do estado como um todo”, acrescentou a vice-governadora.

O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, destacou o apoio do governador Gladson Cameli nas ações que visam o fortalecimento da Rota Quadrante Rondon e na retomada do diálogo entre as autoridades e o setor produtivo do Acre e Ucayali.

O presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga colocou o parlamento a disposição das instituições reafirmando o compromisso do legislativo com pautas que visem o desenvolvimento do estado. “Estamos unidos, Executivo e Legislativo nas articulações com o Peru que visam melhorar a qualidade de vida das populações brasileiras e peruanas que vivem na fronteira”, disse Gonzaga.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo