MPAC lança mutirão de inquéritos policiais em Brasileia

A cidade de Brasileia, distante 234 km da capital Rio Branco, terá mutirão de inquéritos policiais nos próximos dias. A atividade, que faz parte do projeto estratégico do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), foi lançada nesta segunda-feira (9), na Unidade Administrativa do MPAC de Brasiléia.

O trabalho, que é coordenado pelo Centro de Apoio Operacional Criminal (Caop/ Criminal), visa analisar inquéritos, priorizar os que têm violência contra pessoas e os que possuem relação com o crime organizado. Os mutirões já foram realizados nas cidades de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco.

A promotora de Justiça da área criminal de Brasileia, Maria Fátima Ribeiro Teixeira enfatizou que o mutirão de inquéritos policiais é uma novidade para a região. Segundo ela, há inquéritos de 2009 sem conclusão. “É, de certa forma, uma transparência dos serviços para a sociedade. Será dado um raio-X do que ocorre na Delegacia de Polícia aqui de Brasileia”, comentou.

O corregedor-geral de Polícia, Josemar Pontes disse que o lançamento do mutirão de inquéritos na região da fronteira tem um significado grande. “A capacidade das instituições de investigar os crimes e punir os culpados é extremamente importante para reduzir a violência. O Mutirão é de fundamental importância e o Ministério Público é a ligação com o Poder Judiciário, dando melhor qualidade aos inquéritos, indicando as diligências que são necessárias à conclusão dos autos. Quem ganha com isso é a sociedade, que vai ver todos os procedimentos processados no tempo razoável e entregues ao Judiciário para o devido esclarecimento dos fatos”.

A coordenadora do Caop/Criminal, procuradora de Justiça Patrícia Rêgo, ressalta que a atividade de combate à criminalidade, pelo Ministério Público, é prioritária. Ela lembrou os episódios violentos ocorridos mês passado no Estado onde quadrilhas, em forma de retaliação contra a morte de dois envolvidos em um assalto, realizaram uma série de ataques.

“Isso é uma forma da gente procurar somar esforços, fazer diagnósticos dentro da delegacia de polícia, analisar os inquéritos e dar uma priorizada no que for importante. O comprometimento de cada um é importante para que o resultado dessa ação seja o melhor possível”, ressaltou.

No final do mutirão será feito um diagnóstico do perfil das pessoas que praticaram crimes e quais os crimes mais cometidos da região do Alto Acre. “Isso facilitará o gestor, no caso o Ministério Público, que é o titular da ação penal, a uma série de tomadas de decisões e facilitará também para a Polícia Civil no combate a criminalidade. Esperamos resultados importantes”, disse Rêgo.

O mutirão de inquéritos integra uma série de encaminhamentos efetuados após deliberações feitas durante reuniões setoriais de trabalho nas áreas criminal e de execuções penais.

O procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto destacou os trabalhos constantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MPAC (Gaeco) em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar, Sistema Integrado de Segurança Pública e Polícia Federal.

“O resultado tem sido bom e devemos ter outros desdobramentos da operação desencadeada durante os ataques violentos ocorridos mês passado no Acre. A resposta do Estado foi muito forte. Veio num momento correto. Estamos construindo cidadania e combatendo o crime organizado. É preciso quebrar essa sensação de impunidade e, para isso, os inquéritos precisam andar. Quando as instituições se unem, a sociedade é a maior beneficiada”, disse.

Participaram do lançamento o corregedor-geral da Polícia Civil, Josemar Moreira Portes, que também representou o secretário-geral de Polícia Civil; delegado da Polícia Civil de Brasileia, Sérgio Lopes de Souza e membros e servidores do Ministério Público.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima