Acre
MPAC lança cartilha com orientações sobre saúde mental e bem-estar profissional
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou nesta quinta-feira, 2, o lançamento da cartilha “Saúde Mental Importa – Orientações para o bem-estar profissional”. O evento aconteceu na Sala das Sessões e contou com a presença de membros e servidores da instituição.
Produzida pela Corregedoria-Geral, a cartilha marca o encerramento do projeto “Saúde Mental Importa”, que durante 18 meses promoveu uma série de atividades para desenvolver uma política institucional permanente sobre saúde mental, considerando o cotidiano dos integrantes do MPAC. A publicação traz informações sobre o que é saúde mental e transtornos relacionados ao trabalho, destacando a importância do cuidado e orientando sobre como identificar o adoecimento mental e buscar ajuda profissional.
O corregedor-geral, procurador de Justiça Álvaro Luiz Araújo Pereira, enfatizou que o projeto nasceu do entendimento de que é necessário adotar um olhar humanizado para promover o bem-estar não apenas físico, mas também emocional dos integrantes da instituição, contribuindo para que possam cumprir suas funções de maneira eficaz. Ele ressaltou que a cartilha e as demais ações do projeto trazem reflexões importantes para superar os estigmas relacionados aos cuidados com a saúde mental.
“Um dos nossos principais objetivos com o projeto ‘Saúde Mental Importa’ foi desmistificar as doenças de natureza psíquica, que ainda são, em muitos casos, um tabu e tratadas com preconceito. Este é um tema bastante atual e requer que reflitamos sobre a importância do cuidado com nossa saúde mental. Tenho profunda gratidão à instituição e a todos que contribuíram de alguma forma para a realização desta ação”, disse Álvaro Luiz Pereira.
Para a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, a cartilha representa o compromisso do MPAC em promover um ambiente de trabalho acolhedor, por meio de iniciativas voltadas ao bem-estar profissional. “Sabemos que nosso trabalho apresenta muitos desafios que impactam nossa saúde mental e precisamos reconhecer que tão importante quanto cuidar do nosso corpo é cuidar da nossa mente, quebrando os estigmas em relação ao tema”, afirmou.
O procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo de Souza, destacou a relevância da cartilha ao compartilhar a importância do cuidado com a saúde mental no ambiente profissional. “Destaco a relevância deste dia e o grau de importância da iniciativa do corregedor-geral em lançar essa cartilha para servir de referência sobre os cuidados com nossa saúde mental”, ressaltou.
Também estiveram presentes o secretário-geral, promotor de Justiça Glaucio Oshiro, a secretária de Planejamento Institucional e Inovação, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, os promotores de Justiça Romeu Cordeiro e Ocimar Sales Júnior, além das psicólogas da Corregedoria Adalciane Araújo e Luana Prado, que apresentaram as ações e resultados obtidos pelo projeto “Saúde Mental Importa”.
Texto: Hudson Castelo
Fotos: Tiago Teles
Agência de Notícias do MPAC
Fonte: Ministério Publico – AC
Comentários
Acre
PP lidera com folga número de candidaturas a prefeito no Acre; veja ranking dos partidos
O Progressistas, partido do governador Gladson Cameli, lidera com folga o número de candidaturas a prefeito no Acre, com 18 nomes disputando o pleito na cabeça de chapa.
Leandro Chaves – Rio Branco
A legenda tenta conquistar a prefeitura nos municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.
O MDB aparece em seguida no ranking, com oito candidatos na cabeça de chapa nas cidades de Brasiléia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Mâncio Lima, Rio Branco, Santa Rosa do Purus e Senador Guiomard.
Empatados em terceiro, o União Brasil e o Podemos possuem seis candidatos. O primeiro disputa no Bujari, Capixaba, Feijó, Manoel Urbano, Sena Madureira e Xapuri. Já o segundo tenta cadeira de prefeito também no Bujari, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus.
Confira o ranking completo dos partidos que disputam as eleições majoritárias na cabeça de chapa:
– Progressistas: 18
– MBD: 8
– União Brasil: 6
– Podemos: 6
– Republicanos: 5
– PL: 4
– PT: 3
– PDT: 3
– PSD: 3
– PSB: 2
– PCdoB: 1
– Cidadania: 1
– PSDB: 1
– Novo: 1
Comentários
Acre
Confirmada datas de pagamento para aposentados e servidores ativos no Acre
Já os servidores ativos terão o crédito em conta no sábado, 28, para aqueles que possuem conta no Banco do Brasil, e na segunda-feira, 30 de setembro, para os demais.
Com assessoria
O governo do Estado anunciou a data de pagamento para aposentados e pensionistas referente ao mês de setembro, além de confirmar o cronograma de pagamento para os servidores ativos.
Aposentados e pensionistas receberão seus pagamentos na sexta-feira, 27. Já os servidores ativos terão o crédito em conta no sábado, 28, para aqueles que possuem conta no Banco do Brasil, e na segunda-feira, 30 de setembro, para os demais.
O secretário de Administração, Paulo Roberto Correia, reafirmou o compromisso do governo: “Nosso maior compromisso é com os servidores públicos, aqueles que contribuem diariamente para o bom funcionamento do Estado”, afirmou.
“A pontualidade nos pagamentos visa garantir maior segurança financeira para os servidores e suas famílias, facilitando o planejamento das despesas”, diz o governo.
Comentários
Acre
Prefeitura de Brasiléia realiza a construção de mais uma ponte na zona rural
Na manhã desta segunda-feira (16), a Secretaria de Obras finalizou a construção de mais uma ponte na zona rural, desta vez no Ramal Esperança km 05.
A ponte vai melhorar a trafegabilidade dos moradores, e ajudar principalmente no escoamento da produção da comunidade.
A prefeitura segue com várias frentes de trabalho na zona rural, é um compromisso da prefeita Fernanda Hassem melhorar a trafegabilidade dos moradores da zona rural.
Você precisa fazer login para comentar.