MP espera que eleitores, candidatos e partidos ajudem a fiscalizar

O coordenador Grupo de Apoio à Atividade Eleitoral (GAAE), o procurador de Justiça Álvaro Luiz Araújo Pereira, disse contar com eleitores, candidatos e partidos para fiscalizar e relatar os crimes eleitorais. Ele afirmou que uma equipe de servidores do Ministério Público do Estado (MPE) está nas ruas realizando o trabalho de busca das irregularidades, mas, que ainda é difícil estar presente em todas as localidades.

O procurador informou também que na próxima semana é esperada a integração de funcionários da Justiça Eleitoral na equipe que fiscaliza o pleito deste ano.

“Apenas em Rio Branco temos mais de 210 mil eleitores, fora as vilas e os municípios, o que eleva essa estimativa, então é importante ter a participação da população acionando o Ministério Público e a Justiça Eleitoral. É impossível estar em todo o lugar ao mesmo tempo”, afirmou.

Pereira afirmou que o pleito deste ano conta ainda com a tecnologia para dedurar os candidatos que realizam propaganda irregular ou que compram votos. Um aplicativo para celular chamado de Pardal pode ser o meio de comunicar as ilegalidades.

“O TSE lançou um aplicativo chamado Pardal, que é uma experiência exitosa de Espírito Santo, e esse pardal obteve retorno. O eleitor pode produzir um filme e encaminhar e ao MP Eleitoral, e o promotor, ao tomar conhecimento, pode instaurar um procedimento. Pode ser uma fotografia também”, falou o representante do GAAE.

De acordo com o procurador, o MP Eleitoral busca uma maior aproximação com o eleitor, facilitando as denúncias.

“O que se quer é simplificar o acesso para a formulação de denúncias e todas serão objetos apuração. Temos um canal 0800, temos um formulário eletrônico e temos o facebook da nossa ouvidoria”, explicou.

A pessoa interessada em relatar alguma irregularidade, pode ligar para os telefones 0800 9702078, (68) 3212 6864 e (68) 3212 6678, ou enviar fotos, vídeos e mensagem pelo e-mail ouvidoria@mpac.mp.br.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima