Acre

Ministros elogiam Prefeitura de Rio Branco por limpeza de igarapés e socorro aos desabrigados

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, vieram verificar de perto a situação das cidades atingidas pela cheia do rio.

Após cumprirem agenda nos municípios de Brasileia, os ministros desembarcaram no Parque de Exposições onde estão abrigadas quase 4 mil pessoas atingidas pela enchente na capital acreana, para conhecerem uma estrutura montada pela prefeitura.

A comitiva conheceu os abrigos humanizados, o restaurante e o abrigo dos animais, local construído para que os animais de estimação das famílias que estão no local, também recebam acolhimento, visto que a prefeitura preza pelo bem-estar animal.

Waldez: “Ministério continuará ajudando durante e após a vazante” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Em coletiva, os ministros falaram da ajuda humanitária aos 19 municípios acreanos, dentre eles, o envio de mais recursos, além dos R$ 22 milhões de reais, 17 mil cestas básicas e a antecipação do pagamento do Bolsa Família aos cadastrados.

“Na medida que os planos chegam, a gente vai liberando recursos e essa é uma ação humanitária”, disse Marina.

O ministro Waldez Góes destacou que o ministério continuará ajudando não somente durante, mas após a vazante do rio com auxílio à saúde das vítimas e também a assistência das cidades.

Marina: “Iremos ajudar na elaboração do projeto” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Vamos enviar um especialista em plano de investigação, mas temos que entender que a cada ano acontecerá por esse problema. O Brasil está enfrentando um desafio de lidar com esses eventos extremos que antes não tinham”.

No parque, o prefeito Tião Bocalom agradeceu a vinda dos ministros e pediu a construção de mais casas populares para tirar essas pessoas das áreas de risco por meio do Fundo Amazônico.

No fim da tarde eles se reuniram com os prefeitos das cidades atingidas. Os gestores relataram suas necessidades e ouviram os ministros planos estratégicos de ação para cada região.

Na ocasião, Waldez Góes e Marina Silva elogiaram a ação da Prefeitura de Rio Branco na limpeza dos igarapés no ano passado, o que ajudou a diminuir os danos com a cheia do rio deste ano.

“A agenda dos ministros foi positiva” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Certamente com o Rio Acre hoje, acima do que foi na enchente do ano passado, se não tivesse sido feita a manutenção dos igarapés aqui dentro do Rio Branco, hoje tínhamos milhares de pessoas a mais do que essas que estão no Parque de Exposições “.

“Com certeza, a desobstrução dos riachos, dos igarapés ajuda na vazão do volume de água. Quando você tem uma série de entulhos dentro do leito dos igarapés, cria isso prejuízos. O trabalho mesmo é de revitalização, no caso dos igarapés. É um projeto que vai precisar de um volume de recursos significativo junto ao Ministério das Cidades e nós vamos ajudar na elaboração do projeto”, explicou Marina.

O prefeito Tião Bocalom, destacou como positiva a agenda dos ministros no Acre.

“Foi ótimo, pois o ministro Waldez Góes é o ministro que faz as coisas acontecerem, já foi governador quatro vezes. Então ele tem noção do que é ser executivo, e ele agilizou tudo lá em Brasília para poder liberar os recursos. Como ele disse, até hoje estamos liberando todos os recursos que os municípios pediram. Isso é muito importante porque ajuda realmente o trabalho aqui na ponta”.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Assessoria