fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Ministros elogiam Prefeitura de Rio Branco por limpeza de igarapés e socorro aos desabrigados

Publicado

em

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, vieram verificar de perto a situação das cidades atingidas pela cheia do rio.

Após cumprirem agenda nos municípios de Brasileia, os ministros desembarcaram no Parque de Exposições onde estão abrigadas quase 4 mil pessoas atingidas pela enchente na capital acreana, para conhecerem uma estrutura montada pela prefeitura.

A comitiva conheceu os abrigos humanizados, o restaurante e o abrigo dos animais, local construído para que os animais de estimação das famílias que estão no local, também recebam acolhimento, visto que a prefeitura preza pelo bem-estar animal.

Waldez: “Ministério continuará ajudando durante e após a vazante” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Em coletiva, os ministros falaram da ajuda humanitária aos 19 municípios acreanos, dentre eles, o envio de mais recursos, além dos R$ 22 milhões de reais, 17 mil cestas básicas e a antecipação do pagamento do Bolsa Família aos cadastrados.

“Na medida que os planos chegam, a gente vai liberando recursos e essa é uma ação humanitária”, disse Marina.

O ministro Waldez Góes destacou que o ministério continuará ajudando não somente durante, mas após a vazante do rio com auxílio à saúde das vítimas e também a assistência das cidades.

Marina: “Iremos ajudar na elaboração do projeto” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Vamos enviar um especialista em plano de investigação, mas temos que entender que a cada ano acontecerá por esse problema. O Brasil está enfrentando um desafio de lidar com esses eventos extremos que antes não tinham”.

No parque, o prefeito Tião Bocalom agradeceu a vinda dos ministros e pediu a construção de mais casas populares para tirar essas pessoas das áreas de risco por meio do Fundo Amazônico.

No fim da tarde eles se reuniram com os prefeitos das cidades atingidas. Os gestores relataram suas necessidades e ouviram os ministros planos estratégicos de ação para cada região.

Na ocasião, Waldez Góes e Marina Silva elogiaram a ação da Prefeitura de Rio Branco na limpeza dos igarapés no ano passado, o que ajudou a diminuir os danos com a cheia do rio deste ano.

“A agenda dos ministros foi positiva” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Certamente com o Rio Acre hoje, acima do que foi na enchente do ano passado, se não tivesse sido feita a manutenção dos igarapés aqui dentro do Rio Branco, hoje tínhamos milhares de pessoas a mais do que essas que estão no Parque de Exposições “.

“Com certeza, a desobstrução dos riachos, dos igarapés ajuda na vazão do volume de água. Quando você tem uma série de entulhos dentro do leito dos igarapés, cria isso prejuízos. O trabalho mesmo é de revitalização, no caso dos igarapés. É um projeto que vai precisar de um volume de recursos significativo junto ao Ministério das Cidades e nós vamos ajudar na elaboração do projeto”, explicou Marina.

O prefeito Tião Bocalom, destacou como positiva a agenda dos ministros no Acre.

“Foi ótimo, pois o ministro Waldez Góes é o ministro que faz as coisas acontecerem, já foi governador quatro vezes. Então ele tem noção do que é ser executivo, e ele agilizou tudo lá em Brasília para poder liberar os recursos. Como ele disse, até hoje estamos liberando todos os recursos que os municípios pediram. Isso é muito importante porque ajuda realmente o trabalho aqui na ponta”.

Comentários

Continue lendo

Acre

Compromisso: Prefeitura de Brasiléia realiza o escoamento de 5.800 kg de feijão da região do Iaco

Publicado

em

Por Matheus Gomes

A Secretaria de Agricultura de Brasiléia desempenhou um papel fundamental no escoamento da produção de 5.800 quilos de feijão cultivados por moradores da região do Iaco.

Essa ação visa não apenas apoiar os agricultores locais, mas também fortalecer a economia da comunidade.

O programa de escoamento é parte de uma estratégia mais ampla para garantir que os produtores tenham acesso a mercados, promovendo a comercialização dos seus produtos e, consequentemente, aumentando a renda familiar.

Vale destacar que esse tipo de ação é essencial para o desenvolvimento sustentável da agricultura local e para a valorização dos produtos da agricultura familiar.

O secretário de agricultura Mário Jorge destacou as ações realizadas e ressalta o compromisso da prefeita Fernanda Hassem com os produtores rurais, segundo o secretário a gestora tem garantido todo suporte necessário para que os trabalhos da secretaria aconteçam.

Além dessa ação a prefeitura, através da secretaria de agricultura, vem auxiliando vários produtores na plantação de milho, preparação de terras para cultivo de café, mandioca e outras culturas. Além de auxiliar na colheita do café.

Comentários

Continue lendo

Acre

Arena da Floresta será reinaugurada em 24 de novembro com jogo do Flamengo sub-20

Publicado

em

O mês de novembro começa com grande expectativa para os amantes do futebol no Acre. Após uma ampla reforma, o Estádio Arena da Floresta será reinaugurado no dia 24 de novembro, às 17 horas, em um evento marcante com a presença do time sub-20 do Flamengo, que disputará uma rodada do Campeonato Nacional Sub-20. 

Com o investimento de R$ 4,5 milhões do governo estadual, o estádio passou por uma série de melhorias, atendendo às exigências de segurança e acessibilidade estabelecidas pelo Ministério do Esporte e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com capacidade para 13.784 pessoas, o estádio foi totalmente revitalizado, criando um ambiente moderno e seguro para receber grandes eventos esportivos.

A inauguração do estádio acreano com um jogo da equipe profissional do Flamengo é um sonho para os torcedores do estado. Foto: José Caminha/Secom

O governador do Acre, Gladson Cameli, acompanhou de perto as fases finais da reforma e expressou sua satisfação com a retomada do espaço esportivo. “Estamos animados para receber o Flamengo em nosso estádio. Nossa população é apaixonada por esporte e aguarda ansiosamente por esse evento, consagrando o potencial do Acre em sediar momentos especiais como esse, unindo famílias e entusiastas”, declarou o governador.

Governador Gladson Cameli e os diretores do Flamengo, Aleksander Santos e Vitor Zanelli. Foto: José Caminha/Secom

Ney Amorim, secretário de Estado de Esporte e Lazer, também destacou a importância do evento e do investimento no estádio. “O Arena da Floresta foi preparado para se tornar um marco no lazer e na prática esportiva para todos os acreanos. Estamos comprometidos em entregar o melhor para nossa população, incentivando o esporte e trazendo eventos que elevam o nome do nosso estado”, afirmou.

Vistorias da modernização do estádio acreano foi acompanhada de perto do governador do Acre e secretário da pasta. Foto: José Caminha/Secom

As negociações entre o Governo do Acre e o Clube de Regatas do Flamengo, lideradas pelo presidente do clube, Rodolfo Landim, garantiram a presença do time carioca, que é uma das grandes paixões da torcida local. “Queremos levar o Flamengo a cada canto do Brasil, e a recepção calorosa no Acre será uma grande oportunidade para interagir com essa torcida tão engajada”, comentou Landim.

A realização da partida de futebol, que marcará a inauguração do reformado estádio Arena da Floresta, promete ir além, sendo um momento relevante não apenas para os amantes do esporte, mas para toda a população do Acre. O evento busca movimentar a economia local, atrair atenção nacional e consolidar o estádio como um espaço de práticas desportivas de alto rendimento.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Com apoio do Estado, Tarauacá realiza pela primeira vez análise local para detecção de hanseníase, acelerando diagnósticos e tratamento

Publicado

em

O município de Tarauacá deu um passo importante no combate à hanseníase na última semana, ao iniciar a análise local das amostras de baciloscopia para detecção da doença. Antes, as coletas eram feitas no município, mas as lâminas tinham que ser enviadas para o Hospital Dermatológico em Rio Branco, o que resultava em longas esperas pelos resultados.

A implementação desse serviço foi possível graças a uma parceria entre o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e a prefeitura de Tarauacá.

Agora, a análise do exame de baciloscopia para detecção da hanseníase passou a ser realizada em Tarauacá. Foto: cedida

Segundo a enfermeira Marcela do Vale, o novo serviço se tornou viável após a Sesacre doar um kit de coloração e equipamentos para a leitura das lâminas diretamente no município.

“Recebemos um kit doado pela Sesacre, o que possibilitou que fizéssemos a leitura aqui mesmo. Passamos por uma capacitação em Cruzeiro do Sul, o que fortaleceu nosso diagnóstico e o cuidado ao paciente”, explica.

Do Vale conta que, entre as primeiras amostras analisadas, já foi identificado um novo caso de hanseníase: “Com o resultado saindo no próprio município, conseguimos dar o diagnóstico no dia seguinte e iniciar o acompanhamento imediatamente”, completou.

Com novo serviço de análise local, Tarauacá acelera diagnóstico de hanseníase. Foto: Odair Leal/Sesacre
Para o técnico em análises clínicas do Hospital Dr. Sansão Gomes, Flávio Rodrigues, a nova oferta representa um avanço fundamental para a saúde pública em Tarauacá. “Antes, coletávamos o material e enviávamos para Rio Branco, e o paciente ficava aguardando o resultado. Agora, conseguimos fazer a coleta e liberar o exame no mesmo dia”, comemora.

A secretária adjunta de assistência da Sesacre, Ana Cristina Moraes, destacou a importância desse avanço para a descentralização dos serviços de saúde no estado. “Estamos nos esforçando para melhorar a assistência em saúde em todos os municípios do Acre. Sabemos o quanto é essencial que os exames e diagnósticos sejam realizados de forma mais ágil e próxima do paciente. A implantação deste serviço em Tarauacá mostra nosso compromisso com a saúde pública e com o acesso aos serviços de saúde de qualidade em todas as regiões do estado”, declarou.

A secretária adjunta de Assistência da Sesacre, Ana Cristina Moraes. Foto: Odair Leal/Sesacre

A agilidade no diagnóstico permite que os pacientes diagnosticados com hanseníase possam iniciar o tratamento rapidamente na Unidade de Saúde Maria da Luz – unidade referência para o tratamento da doença, em Tarauacá, onde recebem todo o acompanhamento necessário. Em casos mais complexos, o paciente é encaminhado ao Hospital Dermatológico, em Rio Branco.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo