Flash
Médicos do Acre entram em greve e suspendem plantões extras a partir do dia 31
Os médicos contratados pelo Estado do Acre decidiram entrar em greve a partir de quarta-feira, dia 31, suspendendo os atendimentos nas unidades que realizam consultas ambulatoriais. Os serviços de urgência e emergência serão mantidos, como as UPAs e o pronto-socorro.
A decisão foi tomada durante a assembleia geral extraordinária (AGE) convocada pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), na noite de terça-feira, dia 23, levando em consideração o rompimento do diálogo por parte da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). A reivindicação inclui o pagamento dos adicionais devidos aos servidores, melhorias nas condições de trabalho, mais segurança e a apresentação da contraproposta do governo para o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR).
A categoria também decidiu pela suspensão de todos os plantões extras realizados em todas as unidades do estado, o que implica em infração ética caso haja o descumprimento da decisão colegiada.
“Não se trata de um ato por aumento salarial. Os médicos exigem apenas o pagamento dos valores devidos pelo governo. “Parece que voltamos àquela velha época em que o estado atrasava salários, por isso não vamos recuar”, protestou o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.
O próximo passo agora é comunicar a decisão às autoridades, conforme previsto na lei de greve, orientando a população a procurar as unidades básicas de saúde para a realização dos atendimentos. Uma comissão de diretores sindicais percorrerá as unidades de saúde para orientar a classe, buscando proteger os servidores de qualquer assédio moral. Para isso, o Sindmed-AC recomenda que os filiados gravem áudios e vídeos de gestores que cometerem qualquer atitude desta natureza.
“O médico não pode ficar sofrendo calado com o corte de parte de sua remuneração. A greve e a suspensão dos plantões representam um pedido de socorro diante desta ilegalidade”, detalhou Guilherme Pulici.
Desde 2022, a categoria registra queixas no Sindicato devido aos cortes sucessivos de gratificações. A primeira tentativa foi buscar um acordo para a retomada dos pagamentos, mas, após regularizar os valores, o governo voltou de forma reincidente a cortar parte das remunerações, não restando outra alternativa à categoria além da paralização.
Com informações do Sindmed.
Comentários
Flash
Tragédia na BR-364: irmãs morrem atropeladas enquanto caminhavam com a mãe em Tarauacá
Duas irmãs morreram de forma trágica na tarde desta terça-feira (15), após serem atropeladas por um carro enquanto caminhavam ao lado da mãe pela BR-364, na zona rural de Tarauacá, interior do Acre. O acidente ocorreu em um trecho próximo à comunidade às margens do Rio Gregório e gerou comoção em todo o estado.
Segundo informações preliminares, a família seguia por um trecho íngreme da rodovia quando foi surpreendida por um veículo modelo Fiat Strada, que descia em alta velocidade. As crianças foram atingidas em cheio. Uma delas morreu ainda no local e a outra foi socorrida e levada ao Hospital de Tarauacá, mas não resistiu aos ferimentos. A mãe, embora tenha sobrevivido, encontra-se em estado de choque emocional devido à perda das filhas.
A Polícia Civil está investigando as circunstâncias do acidente. Testemunhas relataram que o motorista pode ter perdido o controle do carro durante a descida. A confirmação dessa hipótese dependerá da análise do laudo pericial, que deve ser concluído nos próximos dias.
O caso trouxe críticas à falta de infraestrutura e segurança na BR-364, considerada uma das rodovias mais perigosas do Acre. Moradores locais cobram ações imediatas do poder público, como sinalização adequada, redutores de velocidade e maior fiscalização no trecho onde ocorreu a tragédia.
A identidade das vítimas e do condutor do veículo ainda não foi oficialmente divulgada.
Comentários
Flash
Rio Branco intensifica ações no Julho Amarelo para combater as Hepatites Virais e garantir a Saúde da população
Comentários
Flash
Prefeitura de Epitaciolândia realiza vacinação contra o Sarampo
A Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando nesta terça-feira, 15, o Dia D de vacinação contra o Sarampo. A ação teve como objetivo imunizar a população e reforçar a importância da prevenção contra a doença.
A campanha é direcionada para pessoas na faixa etária de 6 meses a 59 anos. Para se vacinar, é necessário apresentar a carteira de vacinação e o cartão do SUS.
A vacinação é a forma mais eficaz de se proteger contra o sarampo, uma doença que pode levar a complicações graves. Mantenha sua caderneta de vacinação atualizada e proteja quem você ama.
Você precisa fazer login para comentar.