Geral
Médicos confirmam paralisação em protesto contra o governo no Acre
Foi confirmado na manhã desta quarta-feira, 23, que os médicos que trabalham para o governo do estado realizam uma paralisação de 12 horas na quinta-feira, 25, e que pode se transformar em greve por tempo indeterminado caso não haja acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
De acordo com informações repassadas pela assessoria do sindicato dos médicos, a mobilização contará com a participação de outros oito sindicatos, entre o Sintesac, Spate, Sindifarma, Sindiconam, Sindicato dos Enfermeiros e Sinbiomed.
O motivo pela qual haverá a manifestação em virtude do governo ter descumprido os acordos fechados em junho deste ano, quando houve o compromisso do governador Gladson Cameli de garantir os avanços para os trabalhadores, que acabaram não sendo atendidos, como a falta do anúncio de concurso público, o não pagamento de gratificações, a título de insalubridade, prometidas aos trabalhadores que atuam na linha de frente contra o coronavírus e sujeitos a riscos biológicos.
Guilherme Pulici, presidente do Sindmed-AC, disse que estão entre as demandas as reivindicações de melhoria das condições de trabalho nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a reforma do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do estado. “A busca é por avanços nas negociações e até o momento aguardamos a efetivação dos acordos já firmados, inclusive da pauta relacionada ao PCCR, que já deveria ter sido finalizada”, declarou.
A paralisação será realizada a partir das 7h e poderá ser encerrada até às 19h; no entanto, caso não haja atendimento às reivindicações, as categorias poderão deflagrar greve por tempo indeterminado, porém, os profissionais garantem que manterão os atendimentos de urgência e emergência, além do atendimento aos pacientes suspeitos ou confirmados para coronavírus (Covid-19), buscando garantir a preservação da vida e o cumprimento da legislação.
Comentários

Geral
Polícia Civil prende faccionados responsáveis por espancamento de mulher em Sena Madureira
Na última sexta-feira, 26, agentes da Polícia Civil, que atuam na Delegacia de Sena Madureira, em conjunto com Departamento de Polícia de Capital e Interior (DPCI) e o 8° Batalhão da Polícia Militar, desencadearam uma operação para prender os responsáveis por torturarem uma jovem daquela cidade.
No dia 20 maio deste ano, os três envolvidos, que supostamente são vinculados com organização criminosa, gravaram um vídeo em que uma mulher, sob ordens deles, espancam uma jovem. Na ação foram presas três pessoas com idade de 24, 28 e 33 anos.
Na tarde do mesmo dia, foi realizada uma segunda fase da operação, em que foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em pontos conhecidos de venda de drogas. Em três das quatro residências revistadas, foram encontradas drogas, munições e uma arma de fogo, além de ser efetuada a prisão de mais cinco pessoas com idades de 19, 21, 23, 44 e 25 anos.
Ao todo a operação efetuou 8 prisões ao longo da última sexta-feira e retirou de circulação vários criminosos já conhecidos da Justiça e das forças policiais.
Comentários
Geral
Fundhacre recebe prefeita de Cobija e aborda serviço em saúde fornecido ao país vizinho
O governo do Acre, por meio das instituições em saúde, vem buscando ofertar um serviço assistencial que atenda a todos os que procuram um atendimento na saúde pública do Estado.

Relações internacionais, Fundhacre recebe prefeita de Cobija e aborda serviço em saúde fornecido ao país vizinho. Foto: Gleison Luz
Assim, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), vem atuando no acolhimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto da capital, como de municípios e países vizinhos.

A Fundhacre atende pacientes da capital, municípios e países vizinhos. Foto: Gleison Luz
Na sexta-feira, 26, a Fundhacre recebeu a prefeita de Cobija, cidade da Bolívia, Ana Lúcia Reis. Acompanhada de sua equipe a prefeita agradeceu ao governo do Acre por toda a acolhida.
“Aqui somos muitos bem atendidos, uma atenção cem por cento gratuita aos internados, e queremos fazer um agradecimento ao governo do Acre, é sempre nobre o grande apoio”, comenta Ana Lúcia.
A diretora executiva da Fundhacre, Duciana Araújo, esteve recebendo a prefeita de Cobija. A direção do complexo vem fortalecendo o trabalho humanizado e acolhedor dentro hospital.

“Queremos fazer um agradecimento ao governo do Acre, é sempre nobre o grande apoio”, comenta Ana Lúcia, prefeita de Cobija. Foto: Gleison Luz
É gratificante poder contribuir com a população da Bolívia, por meio do serviço em saúde oferecido na Fundação Hospitalar, para nós é uma satisfação recebê-los. Os países têm relações que superam as nossas fronteiras, é um cuidado que não tem barreiras”, disse a diretora.
Comentários
Geral
Membros do MPAC são homenageados no aniversário de 107 anos da Polícia Militar do Acre
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, na quinta-feira, 25, da solenidade em comemoração aos 107 anos da Polícia Militar do Acre (PMAC). Na ocasião, quatro membros receberam condecorações da PMAC em reconhecimento aos trabalhos prestados em favor da sociedade e da corporação.
Foram homenageados com a Medalha do Mérito Coronel Fontenele, o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento, o corregedor-geral Álvaro Luiz Pereira, o promotor de Justiça Rodrigo Curti, titular da Promotoria Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, além do promotor de Justiça Bernardo Albano, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que não pôde comparecer ao evento em razão de agenda institucional fora do estado.
“É uma imensa alegria receber uma homenagem da Polícia Militar do Acre, que é considerada uma das melhores polícias do país, sendo motivo de orgulho para todos os acreanos. Além disso, a PMAC é uma grande parceira do Ministério Público do Acre em diversas ações de combate à criminalidade em todo o estado. É com elevada satisfação que recebo, junto com os demais membros do MPAC homenageados, esse reconhecimento pela contribuição para o fortalecimento da corporação, que comemora neste mês 107 anos de existência”, disse o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro.
O corregedor-geral afirmou que a medalha recebida possui grande valor e ressaltou a importância do trabalho realizado pelos membros da Polícia Militar. “É uma honra singular ter recebido a Medalha Coronel Fontenele pelo respeito que tenho pela PMAC, formada por homens e mulheres de bem, que cumprem com denodo o sacerdócio de servir e proteger o nosso povo e as nossas Instituições”, frisou Álvaro Pereira.
Para o promotor Bernardo Albano, a condecoração é um importante reconhecimento ao trabalho que o Gaeco vem desempenhando junto à Polícia Militar para o enfrentamento ao crime organizado no estado. “Agradeço a honraria e espero que possamos ampliar ainda mais a parceria consolidada com a PMAC”, disse o promotor.
O promotor Rodrigo Curti destacou que a honraria ressalta a importância do trabalho conjunto entre instituições em prol da sociedade. “Nos sentimos honrados pela homenagem dada nesta data tão significativa e ficamos felizes por termos contribuído de alguma forma para o engrandecimento e colaboração da Polícia Militar”, afirmou.
Além das homenagens às autoridades civis, militares nacionais e estrangeiras, a solenidade foi marcada pela formação de 172 novos policiais que fazem parte do cadastro de reserva do último concurso, realizado em 2022. Também foi realizada a inauguração oficial das novas fardas da Polícia Militar.
Durante seu pronunciamento, o governador do Acre, Gladson Cameli, expressou sua gratidão pelo trabalho prestado pelos policiais militares do estado e anunciou a realização de um novo concurso para a contratação de oficiais.
Agência de Notícias do MPAC
Fotos: Tiago Teles
Comentários
-
Acre11 horas atrás
Amigos pescam peixe que pode pesar mais de 200 quilos em rio da Bolívia
-
Brasil14 horas atrás
Idosa mata e esquarteja marido, depois abandona partes do corpo dele em rodovia no MS
-
Flash14 horas atrás
Suposta traição: Mulher é morta pelo companheiro enquanto dormia com os dois filhos
-
Flash2 dias atrás
Parceria entre Prefeitura de Brasiléia, Banco do Brasil e “Olhar Diferente” garante kits às famílias vítimas da enchente no município
-
Geral2 dias atrás
Idosa 78 anos morre carbonizada dentro da própria residência na Capital
-
Extra15 horas atrás
Forças de Segurança apreendem pneus e gasolina contrabandeados na BR 317
-
Geral1 dia atrás
Inscrições do Encceja 2023 estão abertas até dia 2 de junho
-
Cotidiano1 dia atrás
PF faz operação contra extração ilegal de ouro e diamantes em TI