fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Médico afirma que Acre está entre os melhores do país no tratamento de doenças relacionadas ao fígado

Publicado

em

O médico Tércio Genzini, 57 anos, é um profundo conhecedor da saúde acreana. Apesar de paulista de nascimento e morar na cidade de São Paulo, o médico também atua no Acre há quase 3 décadas.

Especialista em doenças do fígado, conta como começou a trabalhar no estado. “Em 1996, eu cuidei em São Paulo de um paciente que era funcionário da Incra aqui do Acre e tinha hepatite C. Ele fez o transplante e era muito complicado quando ele voltava para as consultas porque não tinha onde ficar. Eu morava só nesta época e ofereci estadia para ele. Quando voltou, ele contou essa história que se espalhou em Rio Branco e a Associação dos Portadores de Hepatite do Acre (Aphac) começou a me convidar para vir consultar aqui”, diz.

Tércio conta que no início, o trabalho era voluntário. “A Aphac começou a me trazer a cada três meses. Conseguiam as passagens e a hospedagem e eu atendia de forma voluntária. Mas o negócio começou a crescer tanto que o governo me chamou para atender mensalmente”, afirma.

O médico conta que as condições foram sendo construídas até que em 2014 foi feito o primeiro transplante de fígado na Fundação Hospitalar do Acre. Nos cerca de 27 anos que atua no Acre, Genzini, que estipula que tenha feito cerca de 200 procedimentos no Acre, sejam de cirurgias de alta complexidade, quanto os transplantes de fígado, afirma que o Acre está a frente da maior parte dos estados brasileiros na oferta de atendimento ao tratamento de doenças do fígado. “Na minha área, o Acre atende melhor que a maioria dos estados do país, quando falamos em serviço SUS. O resultado de sobrevivência que temos aqui é um dos melhores do país. Enquanto a média nacional é de 70%, no Acre é de 92%. Temos bons ambulatórios, cirurgiões, UTI adaptada para esse tipo de cirurgia, temos especialistas como cirurgiões. Ou seja, temos um núcleo montado aqui para o tratamento das doenças do fígado que tem em poucos locais do país”, afirma Genzini.

O médico diz ainda que existem empecilhos, mas que os que estão aos poucos corrigidos para que a oferta seja ainda mais ampliada. “Existem problemas de logística como a malha aérea que dificulta o aumento no número de transplantes e alguns procedimentos que ainda não realizados. O que é importante aqui é que a gestão é muito próxima da parte médica, o que faz com que tenhamos um diálogo para melhorar. Não temos tido mais falta de materiais para a realização de transplantes e as deficiências aos poucos vão sendo sanadas”, afirma Genzini.

 

Só este ano, a Fundhacre já realizou 17 transplantes de fígado. Ao todo, deste 2014, já foram realizados 79 procedimentos.

 

O Acre é o único estado da Região Norte que faz transplantes de fígado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Lançamento do Selo de Indicação Geográfica do Açaí de Feijó reforça a identidade e qualidade do produto

Publicado

em

Sebrae no Acre, Prefeitura de Feijó e AÇAÍCOOP promovem evento que destaca os benefícios econômicos e culturais da certificação

Na próxima quinta-feira, 27 de março, o Sebrae no Acre, em parceria com a Prefeitura de Feijó e a Cooperação de Produtores, Coletores e Abatedores de Açaí de Feijó (AÇAÍCOOP), realizará o lançamento oficial do Selo de Indicação Geográfica de Procedência do Açaí de Feijó. Com a introdução do selo, apenas os produtores associados à AÇAÍCOOP, responsável pela marca, poderão utilizar o nome “Açaí de Feijó”.  O Conselho Regulador da cooperativa, composto por cinco membros, sendo três produtores de açaí representantes da cooperativa e dois membros convidados de instituições parceiras, é o responsável por estabelecer os critérios definidos no Caderno de Especificação Técnica, que asseguram a qualidade e a procedência do produto.

Para Laíz Mappes, gerente do Escritório Regional do Juruá, Tarauacá e Envira do Sebrae no Acre, a conquista do selo é um marco para a economia do município. “O Selo de Indicação Geográfica do Açaí de Feijó é uma importante ferramenta para fortalecer a identidade local, além de agregar valor ao produto, abrindo novas oportunidades de mercado. Esse reconhecimento vai impulsionar a cadeia produtiva, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico da região”, afirma Laíz.

Segundo Ton Lugarini, CEO da empresa Viva Soluções, especialista em consultoria de Indicação Geográfica (IG), o principal beneficiado com o selo é o próprio município de Feijó. “A Indicação Geográfica é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento territorial. Ela não só garante o reconhecimento da qualidade do açaí produzido em Feijó, mas também abre portas para incentivos fiscais, emendas parlamentares e novos mercados. Isso contribui significativamente para o crescimento do PIB local”, explica Lugarini.

O Selo de Indicação Geográfica de Procedência atesta que o açaí de Feijó é um produto único e diferenciado, sendo 100% orgânico e nativo, cultivado de forma tradicional, sem a utilização de plantios comerciais. Embora o açaí seja produzido em toda a região Norte do Brasil, a qualidade e o processo de produção do açaí de Feijó o tornam único.

O modo tradicional de preparo do açaí em Feijó é um saber ancestral, transmitido de geração em geração, de pais para filhos. Essa prática é um dos principais elementos que conferem ao produto o seu caráter único e autêntico. A realização do evento é do Sebrae no Acre, da Prefeitura Municipal de Feijó e da AÇAÍCOOP.  São parceiros do lançamento do selo de Indicação Geográfica o IFAC, o MAPA, a SEAGRI, EMATER/AC, EMBRAPA e o Banco da Amazônia.

O que é Indicação Geográfica

De acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Indicação Geográfica (IG) identifica a origem de um produto ou serviço que possui qualidades específicas graças à sua origem geográfica. A proteção concedida por uma IG não só preserva as tradições locais, mas também pode diferenciar produtos e serviços, melhorar o acesso ao mercado e promover o desenvolvimento regional, beneficiando produtores, prestadores de serviço e consumidores.

Sobre o evento:

Data: 27 de março de 2025

Horário: 8h.

Local: Universidade Federal do Acre, Campus Feijó – Acre

Comentários

Continue lendo

Acre

Mulher atropela marido e suposta amante em ataque de ciúmes na zona rural de Rio Branco

Publicado

em

Casal ficou ferido após perseguição de 1 km; motorista fugiu a pé após colisão e deixou veículo tombado no local

Um ataque de ciúmes resultou em um atropelamento intencional na noite desta segunda-feira (24) no km 2 do Ramal da Piçarreira, na região do Benfica, zona rural de Rio Branco. Dayane da Silva Oliveira, de 36 anos, e Edilson Quadro de Melo, de 36 anos, ficaram feridos após serem atingidos por um carro conduzido pela esposa de Edilson.

De acordo com relatos, Dayane pilotava uma moto Titan 160 azul com Edilson na garupa quando foram perseguidos por cerca de 1 km por um Gol branco (placa NAE-9610), dirigido pela esposa do homem. Ao alcançá-los, a motorista colidiu contra a motocicleta, atropelando o casal, e perdeu o controle do veículo, que tombou em um barranco. Ela fugiu a pé sem prestar socorro.

Dayane sofreu uma possível fratura no fêmur e escoriações, enquanto Edilson teve cortes no rosto. O SAMU socorreu as vítimas, que foram levadas ao pronto-socorro de Rio Branco em estado estável.

A família de Dayane registrou ocorrência no 2° Batalhão da PM, classificando o caso como tentativa de homicídio. O veículo da agressora foi abandonado no local, e a polícia investiga o paradeiro dela.


*O texto mantém o tom informativo, destacando os fatos sem sensacionalismo, conforme solicitado.*

Comentários

Continue lendo

Acre

Acidente entre carro e moto deixa duas mulheres feridas no centro de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Motociclista e motorista foram socorridas; outro acidente na mesma avenida já havia ocorrido na noite anterior

Um acidente entre um carro e uma motocicleta deixou duas mulheres feridas na manhã desta terça-feira (25), no cruzamento das Avenidas Rodrigues Alves e 28 de Setembro, no centro de Cruzeiro do Sul. A motociclista sofreu escoriações leves e foi atendida pelo SAMU, enquanto a motorista do carro foi encaminhada à UPA para tratamento.

O incidente ocorreu pouco mais de 12 horas após outro acidente na mesma região. Na noite de segunda-feira (24), um motociclista se envolveu em uma colisão próximo ao Shopping Copacabana, resultando em escoriações e uma luxação na perna. Ele também foi socorrido pelo SAMU e levado ao pronto-socorro.

Comentários

Continue lendo