Médica é acusada de recusar transferência de paciente com Covid-19 e xingar equipe; vítima morreu

Hospital particular Santa Juliana, em Rio Branco, diz que apura os fatos para se posicionar — Foto: Caio Fulgêncio/G1

Por Aline Nascimento

A médica Márcia Vasconcelos está sendo acusada de não aceitar a transferência de uma paciente com Covid-19 da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito de Rio Branco para a UTI do Hospital Santa Juliana, na segunda-feira (13).

A profissional ainda teria expulsado a equipe que levava a paciente e xingado o condutor de ambulância José Augusto Aiache, de ‘condutorzinho’.

A paciente era uma técnica em enfermagem da UPA do 2º Distrito que precisava ser transferida para uma UTI.

Segundo Aiache, a profissional não resistiu à doença e morreu nesta terça (14).

O Hospital Santa Juliana disse que apura os fatos para se posicionar sobre o caso ainda nesta terça. A unidade de saúde também confirmou a morte da paciente, mas disse que está averiguando a causa.

A reportagem não conseguiu contato com a médica Márcia Vasconcelos e nem com a família da paciente até a última atualização desta reportagem.

Condutor da ambulância José Augusto Aiache diz ter sido ofendido — Foto: Arquivo pessoal

“A paciente foi regulada pela Central de Leitos. A vaga já estava disponibilizada no Santa Juliana, então, nós do suporte avançado de Covid fomos buscar a paciente na UPA do 2º. Era uma funcionária da Saúde de 45 anos. Fomos fazer a transferência porque precisava de UTI, levamos em escala vermelha, a regulação já tinha acertado com o hospital, mas chegando lá a doutora Márcia disse que não ia receber porque não estava sabendo de nada”, afirmou o condutor.

A Central de Leitos, responsável pelas transferências entre unidades de saúde, confirmou que foi feito o contato com o médico da UTI Covid do Hospital Santa Juliana e confirmado o procedimento.

O Sindicato dos Condutores de Ambulância do Acre (Sindiconam) e Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) divulgaram uma nota de repúdio contra a atitude da médica. Os sindicatos alegam que a “paciente ficou exposta a condicionantes que certamente poderiam ter agravado seu quadro”.

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) também se posicionou sobre o fato. Em nota, o CRM-AC informou que soube da situação pela imprensa e que irá apurar o caso. Porém, destacou que a profissional tem o direito à defesa e ao contraditório.

A presidente do CRM-AC, Leuda Davalos, reforçou que a ‘importância da harmonia entre os profissionais da área da saúde, que neste momento delicado de pandemia estão atuando exaustivamente e bravamente na batalha contra o novo coronavírus’.

Espera na porta

Após falar com a equipe na porta da UTI, a profissional teria entrado e deixado a equipe do lado de fora por cerca de 15 minutos. O condutor disse que a preocupação era com o oxigênio da paciente que poderia acabar naquele momento.

“O certo era primeiro receber o paciente, dar os cuidados e depois discutir. Mas, no caso disse que não ia receber e deixou a gente lá na frente uns 15 minutos com o oxigênio acabando. A paciente já agonizando para ser entubada”, alegou.

Após alguns minutos, a entrada foi autorizada e a paciente instalada no leito. Porém, Aiache afirmou que a médica ainda continuava a questionar sobre a transferência

“Falei que estavam todos cientes, mas ela disse que não falava com condutorzinho, que eu saísse lá de dentro, que não falava com motorista e sim só com médico. Sou funcionário público no exercício da minha função, mas ela usou da prerrogativa de médica para me expulsar”, relembrou.

Aiache também lamentou a morte da colega de profissão. “Era uma colega nossa, mas poderia ser qualquer paciente do SUS e eu iria reclamar porque não gosto que aconteça isso. É um absurdo de um médico não receber um paciente. Não sei se influenciou na morte dela, mas deveria ter feito o melhor possível. Não dá para saber se tem relação”, concluiu. Veja notas na íntegra abaixo.

Veja nota dos sindicatos:

O Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado do Acre (Sindiconam), juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac), vem a público repudiar a postura desarrazoada, inoportuna, agressiva, negligente, antiética e desrespeitosa da médica intensivista da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Juliana Márcia Vasconcelos com a equipe e paciente da Unidade de Suporte Avançado Covid -19 do Serviço Móvel de Urgência (Samu).

Na tarde do dia 13 de julho, por volta das 14h, a equipe da USA- Covid-19 realizou a transferência de um paciente previamente regulado da UPA do 2º Distrito para a UTI do Hospital Santa Juliana. Chegando na unidade de destino, a médica Márcia Vasconcelos recusou-se a receber o paciente, relatando não saber do caso, afirmando que o mesmo não foi regulado, mesmo tendo sido previamente regulado e autorizado a transferência pelo médico que a antecedeu.

Não satisfeita com a situação, a mesma manteve a equipe e o paciente em maca de transporte com oxigênio e baterias limitadas por diversos minutos, até que conseguisse contato com o médico que tinha antecedido, expondo o paciente a condicionantes que certamente poderiam ter agravado seu quadro. Com uma postura arrogante e imperiosa, com desequilíbrio emocional não compatível para sua função, a mesma questionou a conduta do médico regulador, agrediu a equipe com palavras de baixo calão, chamando o condutor Ayache de “condutorzinho” o expulsando do setor.

Diante dos fatos apresentados a estas entidades sindicais, cientes dos direitos e deveres dos trabalhadores em saúde, de seus representados e dos pacientes, nós repudiamos a postura da mesma, não só pela agressão a membros da equipe, mas pelo desrespeito a figura humana do paciente, ao tempo em que lamentamos ainda existirem profissionais cuja prepotência e arrogância mancham a imagem de uma profissão tão nobre e essencial a humanidade.

Nos solidarizamos com o paciente e com os profissionais agredidos e cientes que não há qualquer grau de subordinação entre a equipe multiprofissional e que não é mais tolerável nos tempos atuais, atos e posturas arcaicas e ignóbeis, estaremos dispondo todo o suporte jurídico aos mesmos para que possam proceder às devidas representações cíveis, éticas e administrativas.

José Augusto Ayache – Presidente Sindiconam

Jean Marcos Lunier – Presidente em exercício Sintesac

_____________________________

Já o Conselho Regional de Medicina (CRM) do Acre publicou na noite desta terça-feira, 14, uma nota à imprensa onde afirma que vai apurar os fatos envolvendo a médica intensivista da UTI do Hospital Santa Juliana, Márcia Vasconcelos.

O CRM declara que é assegurado ao profissional o amplo direito à defesa e ao contraditório.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre